
Capital do Paraguai vence candidatura conjunta de Rio e Niterói por 28 a 24 e sediará o evento pela primeira vez na história
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A cidade de Assunção, capital do Paraguai, foi escolhida na última sexta-feira (10) como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Em votação realizada em Santiago, no Chile, a candidatura paraguaia superou a proposta conjunta das cidades brasileiras do Rio de Janeiro e Niterói por 28 votos a 24.
Será a primeira vez que o Paraguai receberá o evento, que está em sua 21ª edição desde a estreia em Buenos Aires, em 1951. O Brasil já sediou o Pan duas vezes: em São Paulo (1963) e no Rio de Janeiro (2007).
Vitória histórica e reações
Com a vitória, Assunção passa a integrar o seleto grupo de cidades-sede dos Jogos. A ginasta brasileira Rebeca Andrade, presente na cerimônia de apresentação da candidatura brasileira, reagiu com elegância:
“Espero que sejam grandes Jogos para os atletas que vão estar lá em Assunção”, afirmou.
Apresentação brasileira contou com nomes de peso
A candidatura de Rio-Niterói teve forte apoio institucional e esportivo. A delegação brasileira foi composta por atletas consagrados como Rebeca Andrade e Thiago Pereira, maior medalhista da história do Pan com 23 pódios, além de autoridades como o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e os prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Rodrigo Neves (Niterói).
Durante a apresentação, Rebeca vibrou com o discurso do ex-nadador:
“Vamos juntos!”, gritou a ginasta ao final.
Votação apertada e bastidores
Dos 53 votos possíveis, apenas 52 foram contabilizados, já que a delegação de Dominica não chegou a tempo por problemas de voo. Têm direito a dois votos os países que já sediaram os Jogos, como Brasil, Estados Unidos, Canadá e Argentina. O placar final refletiu uma disputa equilibrada.
Assunção já havia tentado sediar a edição de 2027, mas perdeu para Lima (Peru) também por 28 a 24. Neste ano, a capital paraguaia organizou o Pan Júnior, para atletas até 22 anos, e reforçou sua candidatura com promessas de novas estruturas esportivas, como um estádio de atletismo e uma arena com capacidade para 10 mil pessoas.
Projeto Rio-Niterói apostava em legado olímpico e mobilidade
O projeto brasileiro propunha o uso das instalações construídas para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Olímpicos de 2016. O plano incluía 39 modalidades no Rio e 20 em Niterói, com destaque para o Parque Olímpico, a orla de Copacabana, o complexo de Deodoro e as praias de Icaraí e Itacoatiara.
Além disso, prometia melhorias de mobilidade urbana, como a construção da Linha 3 do metrô entre as duas cidades, conversão de BRT em VLT e ações de saneamento na Baía de Guanabara. A vila pan-americana estava prevista para o Porto Maravilha.
Próximos Jogos
A próxima edição dos Jogos Pan-Americanos será realizada em 2027, em Lima, capital do Peru. Já Assunção se prepara para receber, pela primeira vez, o principal evento esportivo do continente em 2031.
Leia também:
Depressão e suicídio atingem profissionais de saúde na Europa
María Corina Machado recebe Nobel da Paz e dedica prêmio a Donald Trump
Faça um comentário