Assunção será sede dos jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031

Foto: Reprodução.
Capital do Paraguai vence candidatura conjunta de Rio e Niterói por 28 a 24 e sediará o evento pela primeira vez na história
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A cidade de Assunção, capital do Paraguai, foi escolhida na última sexta-feira (10) como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Em votação realizada em Santiago, no Chile, a candidatura paraguaia superou a proposta conjunta das cidades brasileiras do Rio de Janeiro e Niterói por 28 votos a 24.

Será a primeira vez que o Paraguai receberá o evento, que está em sua 21ª edição desde a estreia em Buenos Aires, em 1951. O Brasil já sediou o Pan duas vezes: em São Paulo (1963) e no Rio de Janeiro (2007).

Vitória histórica e reações

Com a vitória, Assunção passa a integrar o seleto grupo de cidades-sede dos Jogos. A ginasta brasileira Rebeca Andrade, presente na cerimônia de apresentação da candidatura brasileira, reagiu com elegância:

“Espero que sejam grandes Jogos para os atletas que vão estar lá em Assunção”, afirmou.

Apresentação brasileira contou com nomes de peso

A candidatura de Rio-Niterói teve forte apoio institucional e esportivo. A delegação brasileira foi composta por atletas consagrados como Rebeca Andrade e Thiago Pereira, maior medalhista da história do Pan com 23 pódios, além de autoridades como o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e os prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Rodrigo Neves (Niterói).

Durante a apresentação, Rebeca vibrou com o discurso do ex-nadador:

“Vamos juntos!”, gritou a ginasta ao final.

Votação apertada e bastidores

Dos 53 votos possíveis, apenas 52 foram contabilizados, já que a delegação de Dominica não chegou a tempo por problemas de voo. Têm direito a dois votos os países que já sediaram os Jogos, como Brasil, Estados Unidos, Canadá e Argentina. O placar final refletiu uma disputa equilibrada.

Assunção já havia tentado sediar a edição de 2027, mas perdeu para Lima (Peru) também por 28 a 24. Neste ano, a capital paraguaia organizou o Pan Júnior, para atletas até 22 anos, e reforçou sua candidatura com promessas de novas estruturas esportivas, como um estádio de atletismo e uma arena com capacidade para 10 mil pessoas.

Projeto Rio-Niterói apostava em legado olímpico e mobilidade

O projeto brasileiro propunha o uso das instalações construídas para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Olímpicos de 2016. O plano incluía 39 modalidades no Rio e 20 em Niterói, com destaque para o Parque Olímpico, a orla de Copacabana, o complexo de Deodoro e as praias de Icaraí e Itacoatiara.

Além disso, prometia melhorias de mobilidade urbana, como a construção da Linha 3 do metrô entre as duas cidades, conversão de BRT em VLT e ações de saneamento na Baía de Guanabara. A vila pan-americana estava prevista para o Porto Maravilha.

Próximos Jogos

A próxima edição dos Jogos Pan-Americanos será realizada em 2027, em Lima, capital do Peru. Já Assunção se prepara para receber, pela primeira vez, o principal evento esportivo do continente em 2031.

Leia também:

Depressão e suicídio atingem profissionais de saúde na Europa

ICE emite ordens de prisão contra dois imigrantes ilegais acusados de disparos de arma de fogo em rodovia na Virgínia

María Corina Machado recebe Nobel da Paz e dedica prêmio a Donald Trump

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*