Ex-presidente do Peru acusado de receber propina da Odebrecht chega ao Peru extraditado dos EUA.

O ex-presidente peruano Alejandro Toledo chegou à capital peruana neste domingo (23) em um voo procedente de Los Angeles e sob custódia de agentes da Interpol para ser processado por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito do mega escândalo de propinas pagas pela construtora brasileira Odebrecht.

 

Quem é Alejandro Toledo?

 Toledo, de 77 anos, ex-presidente peruano, Foi presidente de seu país de 28 de julho de 2001 a 28 de julho de 2006, quando foi sucedido por seu adversário Alan Garcia, que já havia sido presidente do país. sucedendo a Alberto Fujimori que depois de se reeleger tentou dar um golpe. Fujimori foi condenado por corrupção, preso e solto. Toledo fugiu para os Estados Unidos para não ter que cumprir a prisão preventiva de 18 meses decretada pela justiça. É acusado de ter recebido propina da empreiteira brasileira Odebrecht para facilitar a construção de obras de infraestrutura, comandadas pela empresa no país. Exatamente, a mesma Odebrecht que esteve no escândalo do Petrolão, pelo qual Lula foi condenado e preso. Sua condenação acabou anulada pelo Supremo Tribunal Federal.

Ele se entregou a pedido de um juiz na manhã de sexta-feira (21) em um tribunal federal de San Jose, Califórnia, para a fase final do processo de extradição. O político estava foragido da Justiça peruana nos Estados Unidos desde 2017.

Toledo, diagnosticado com câncer, cumprirá 18 meses de prisão preventiva enquanto aguarda julgamento. A Justiça descartou a possibilidade de prisão domiciliar solicitada pelo acusado.  A Lava Jato peruana quer condená-lo a 20 anos e seis meses de prisão.

______________________________________

 

 

Sobre Camila Fernandes / CEO-Brasil 615 Artigos
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*