
O ex-presidente peruano Alejandro Toledo chegou à capital peruana neste domingo (23) em um voo procedente de Los Angeles e sob custódia de agentes da Interpol para ser processado por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito do mega escândalo de propinas pagas pela construtora brasileira Odebrecht.
Quem é Alejandro Toledo?
Toledo, de 77 anos, ex-presidente peruano, Foi presidente de seu país de 28 de julho de 2001 a 28 de julho de 2006, quando foi sucedido por seu adversário Alan Garcia, que já havia sido presidente do país. sucedendo a Alberto Fujimori que depois de se reeleger tentou dar um golpe. Fujimori foi condenado por corrupção, preso e solto. Toledo fugiu para os Estados Unidos para não ter que cumprir a prisão preventiva de 18 meses decretada pela justiça. É acusado de ter recebido propina da empreiteira brasileira Odebrecht para facilitar a construção de obras de infraestrutura, comandadas pela empresa no país. Exatamente, a mesma Odebrecht que esteve no escândalo do Petrolão, pelo qual Lula foi condenado e preso. Sua condenação acabou anulada pelo Supremo Tribunal Federal.
Ele se entregou a pedido de um juiz na manhã de sexta-feira (21) em um tribunal federal de San Jose, Califórnia, para a fase final do processo de extradição. O político estava foragido da Justiça peruana nos Estados Unidos desde 2017.
Toledo, diagnosticado com câncer, cumprirá 18 meses de prisão preventiva enquanto aguarda julgamento. A Justiça descartou a possibilidade de prisão domiciliar solicitada pelo acusado. A Lava Jato peruana quer condená-lo a 20 anos e seis meses de prisão.
______________________________________
Faça um comentário