Com gols de Iury Castilho e Sebastián Gómez, time paranaense assegura o terceiro troféu da competição e sela o retorno à elite do futebol brasileiro
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O Coritiba é o grande campeão da Série B de 2025. No último domingo (23), o time paranaense confirmou o título com uma vitória por 2 a 1 sobre o Amazonas, fora de casa, no Estádio Carlos Zamith, em Manaus.
Com gols de Iury Castilho e Sebastián Gómez, o Coxa levou a melhor na última rodada da competição e conquistou seu terceiro troféu da Segundona, já havia sido campeão em 2007 e 2010.
Apesar de precisar apenas de um empate para garantir o título, o Coritiba foi além e assegurou a vitória, finalizando a competição com 68 pontos, três à frente do Athletico-PR.
O Amazonas, que já estava rebaixado, termina o campeonato com 36 pontos e, assim, disputará a Série C em 2026, após conquistar o título dessa competição em 2023.
Primeiro Tempo: Coritiba se impõe e abre vantagem
O jogo começou equilibrado, com o Amazonas dominando as ações iniciais e criando boas oportunidades. O goleiro Pedro Morisco teve trabalho, mas o Coritiba foi se ajustando ao longo do primeiro tempo.
Aos 38 minutos, o time paranaense abriu o placar: Ronier fez uma grande jogada pela direita e cruzou na medida para Sebastián Gómez, que bateu de primeira para marcar o primeiro gol.
Quatro minutos depois, Dellatorre recebeu de frente para o gol e rolou para Iury Castilho, que concluiu na saída do goleiro, ampliando para 2 a 0.
Segundo Tempo: Amazonas desconta, mas Coxa segura a vantagem
No segundo tempo, o Amazonas voltou com força renovada. Logo aos 4 minutos, Nilson Castrillón, que havia acabado de entrar, deu um belo passe para Luan Silva, que, também substituto, bateu na saída de Morisco para diminuir a vantagem do Coritiba.
Com o gol, a equipe amazonense se animou e passou a pressionar, criando boas chances com Luan Silva e Henrique Almeida. No entanto, a defesa do Coxa, bem protegida pelo goleiro Pedro Morisco, conseguiu segurar a pressão e garantiu a vitória.
O título e o futuro
Com o título da Série B, o Coritiba não apenas conquistou seu terceiro troféu na competição, mas também garantiu o retorno à Série A, mantendo-se na elite do futebol brasileiro.
Já o Amazonas, que foi rebaixado após uma campanha abaixo das expectativas, agora se prepara para disputar a Série C em 2026.
Agora, com a conquista, o Coritiba celebra o título e se prepara para os desafios da próxima temporada na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Leia também:
Lanús vence Atlético-MG nos pênaltis e conquista a Copa Sul-Americana de 2025
ICE informa que segue com a operação “Midway Blitz” em Chicago
Rombo histórico no Banco Master revela crise bilionária e aumenta a pressão sobre o governo Lula

Faça um comentário