ICE prende imigrante ilegal mexicano condenado por crime contra criança

Efren Cortez-Velez declarou-se culpado de abuso, abandono, crueldade e negligência, sendo condenado a seis meses de prisão

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) prendeu no dia 28 de dezembro o imigrante ilegal mexicano Efren Cortez-Velez, que tem condenação por crueldade contra criança, invasão de propriedade e resistência à prisão em Passaic, Nova Jersey. Ele está sob custódia do ICE, aguardando processo de deportação.

“Apesar da retórica constante de políticos, ativistas e da mídia alegando que o ICE está de alguma forma errado por cumprir sua missão constitucionalmente garantida, a realidade é que estamos prendendo pessoas como Efren Cortez-Velez — um criminoso que entrou ilegalmente neste país e foi condenado por vitimizar uma criança vulnerável”, comentou o diretor da agência, Todd M. Lyons.

 “Os agentes e oficiais do ICE estão enfrentando um aumento de 1.347% nas agressões e recebendo 8.000% mais ameaças de morte do que no mesmo período do ano passado, mas ainda assim estão presentes todos os dias para tirar os piores dos piores de nossas comunidades e tornar a América segura novamente”, ressalta.

Prisão

Cortez-Velez foi preso pelo Departamento de Polícia de Passaic em 9 de março de 2007, por invasão de propriedade e resistência à prisão. Ele se declarou culpado em 10 de outubro e pagou multa de US$ 377. Semanas depois, em 25 de dezembro, acabou preso novamente por colocar uma criança em perigo e em 24 de abril de 2008 declarou-se culpado de abuso, abandono, crueldade e negligência, sendo condenado a seis meses de prisão.

O ICE salienta que, apesar de ter sido condenado pelos referidos crimes, o “imigrante ilegal permaneceu foragido nos Estados Unidos, representando uma ameaça aos americanos, até ser finalmente preso por agentes do ICE em Newark durante uma operação de fiscalização direcionada neste ano”.

LEIA TAMBÉM:

Vasco define saídas e inicia reformulação do elenco para 2026

Onda de calor extremo deve atingir o Brasil na virada do ano e acende alerta para a saúde

Homem é preso nos EUA por rastrear ex-namorada com AirTags escondidas em carro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*