Suella Braverman muda de partido e defende medidas mais rígidas contra a imigração no Reino Unido

Mudança de partido ocorre em meio ao enfraquecimento dos conservadores e à ascensão do Reform UK

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

A deputada britânica Suella Braverman, ex-ministra do Interior e uma das principais vozes de linha-dura contra a imigração no Reino Unido, anunciou nesta segunda-feira (26) sua filiação ao partido Reform UK, legenda de extrema direita que atualmente lidera as pesquisas de intenção de voto no país.

Braverman, que comandou o Ministério do Interior entre setembro de 2022 e novembro de 2023, torna-se a quarta figura política de peso a abandonar o Partido Conservador desde janeiro, aprofundando a crise interna da sigla após a derrota eleitoral de 2024.

Durante coletiva de imprensa em Londres, ao lado do líder do Reform UK, Nigel Farage, a ex-ministra afirmou que “a imigração está fora de controle, os serviços públicos estão à beira do colapso e as pessoas não se sentem seguras” no Reino Unido.

Filha de imigrantes indianos que chegaram ao país na década de 1960, Suella Braverman, de 45 anos, confirmou que continuará exercendo seu mandato parlamentar agora sob a bandeira do Reform UK, apesar de ter sido eleita pelo Partido Conservador no distrito de Fareham and Waterlooville, no sudeste da Inglaterra.

Desde a vitória do Partido Trabalhista nas eleições parlamentares de julho de 2024, os conservadores, atualmente liderados por Kemi Badenoch, vêm registrando queda contínua nas pesquisas. Em contraste, o Reform UK vive uma ascensão acelerada e aparece à frente nas projeções para as eleições gerais previstas para 2029.

Braverman também reiterou sua defesa de que o Reino Unido deixe o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, argumentando que a medida permitiria a deportação de imigrantes em situação irregular para Ruanda — proposta que havia sido defendida pelos conservadores, mas foi arquivada após a chegada dos trabalhistas ao poder.

LEIA TAMBÉM:

Índia emite alerta de saúde após detecção de casos do vírus raro Nipah

Nikolas Ferreira encerra caminhada com oração e críticas a Alcolumbre

Raio atinge área de manifestação em Brasília e provoca pânico entre participantes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*