
O ex-presidente Donald Trump se encontrou com apoiadores na Flórida no mesmo dia em que foi acusado formalmente por um crime na Justiça dos EUA.
A primeira frase de Trump foi: “Eu nunca pensei que nada assim poderia acontecer nos EUA. O único crime que cometi foi defender a nação daqueles que buscam destruí-la”.
A primeira menção que ele fez ao processo foi ao dizer que há uma interferência eleitoral, e depois começou a criticar o promotor Alvin Bragg. Trump disse que não houve crime, e que isso nunca deveria ter sido levado à Justiça.
Ele então começou a criticar o Partido Democrata. Ao longo do discurso, Trump fez várias menções ao governo atual dos EUA.
Posts de Trump foram discutidos no tribunal
Durante a sessão de Donald Trump na corte de Justiça nesta terça-feira, um dos temas foram os textos e as falas públicos do ex-presidente sobre o processo.
Os promotores levaram “prints” (reproduções) de posts de Trump sobre o caso e distribuíram para os advogados de defesa e para o próprio juiz, Juan Merchan.
O juiz afirmou que não iria impor uma ordem de silêncio a Trump, mas disse aos advogados para que peçam para que o ex-presidente não publique posts que incentivem a desordem. As 34 acusações são de falsificar registros comerciais de acordo com o Artigo 175 da Lei Penal de Nova York.
No estado de Nova York, a falsificação de registros comerciais é crime quando há a intenção de fraudar e cometer outro crime e de ajudar ou ocultar um crime.
Desta forma, Trump é acusado de manter registros comerciais falsos com a intenção de esconder o pagamento de US$ 130 mil (R$660 mil) à atriz de filmes pornô Storny Daniels para encobrir um suposto caso que ambos tiveram em 2006. Os pagamentos teriam ocorrido em 2016, pouco antes das eleições em que o ex-presidente norte-americano foi eleito.
Grupos de manifestantes levaram representações artísticas de Trump para as ruas. A maioria dos manifestantes pró-Trump estavam organizados na frente da Trump Tower, onde ele está desde que chegou a Nova York.
Em uma delas, o ex-presidente é representado deitado com notas de dólares sobre seu pescoço.
_________________________________
Faça um comentário