Fragilidade na Segurança Nacional: Ministro dos Direitos Humanos tira o corpo fora e diz que Luciane Barbosa foi recomendação do MP do Amazonas

Ministro Sílvio Almeida, afirma que não tinha ciência da presença da Dama do Tráfico Amazonense

Por Nicole Cunha | GNEWSUSA

 

Em meio a uma reunião acalorada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, o Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, trouxe à tona preocupações sobre a segurança nacional. Respostas de Almeida levantam questionamentos quanto à inabilidade em identificar e controlar a presença de indivíduos em eventos e agendas oficiais dos Ministérios.

Mesmo que o ministério contasse com qualquer serviço de inteligência, o nome da mencionada senhora foi recebido no dia 3 de outubro pelo ministério e ela só veio a sofrer condenação no dia 8 de outubro“, afirmou o ministro.

 

Utilização de recursos Públicos sem controle adequado

O debate foi impulsionado pelas denúncias da oposição sobre a presença de Luciane Barbosa Farias, conhecida como “a dama do tráfico amazonense”.

Ela é esposa de líder do Comando Vermelho, condenada em segunda instância por organização criminosa, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.” – disse a deputada Adriana Ventura.

Leia mais sobre o caso:
Escândalo no Ministério da Justiça: Associação entre a “Dama do Tráfico” e Assessores de Flávio Dino Gera Preocupações sobre Segurança e Transparência

 

Custos para cofres públicos

Luciene  teve passagens e hospedagem custeados pelo ministério.

Nos causou muito desconforto, principalmente porque houve audiência com servidores e o ministério pagou diárias e viagens.” – Ventura.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) levantou preocupações sobre a falta de transparência nos custos públicos, apontando para despesas relacionadas a diárias e viagens pagas pelos cofres públicos sem o conhecimento efetivo dos ministros.

Nós fizemos requerimento de informação, denúncia na Comissão de Ética Pública e projeto de lei para que a não publicização de agenda e compromisso seja configurada como improbidade administrativa” – afirmou Adriana.

Ministro afirma que nunca se encontrou com Luciene

O ministro detalhou que o ministério recebeu o nome de Luciane em 3 de outubro. A condenação de Barbosa, 10 anos por associação ao tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, só ocorreu em 8 de outubro. Entretanto, o traficante Tio Patinhas, esposo de Luciene, esta preso desde dezembro 2022.

No encontro do qual participou a mencionada senhora, que eu nunca vi, com a qual eu não me reuni, nem meus secretários nem meus assessores diretos, foram os comitês estaduais que indicaram seus representantes. Este é o ofício recebido do estado do Amazonas.“- afirmou o Ministro.

O Ministro Sílvio Almeida, que em abril desse ano se manifestou a favor da discriminalização das drogas como “meio de combate ao tráfico”, admitiu que o ministério custeou as despesas de aproximadamente 70 pessoas para o Encontro de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura, seguindo portaria do governo anterior.

Apelo por melhorias nas regras de emissão de passagens

Diante das críticas, o ministro solicitou ao setor de Controle Interno do governo o aprimoramento das regras de emissão de passagens. Ele destacou a necessidade de melhorias no sistema, reconhecendo as limitações do atual processo.

Sílvio Almeida pediu ao setor de Controle Interno do governo o aprimoramento das regras de emissão de passagens e lembrou que o Ministério Público do Amazonas fez recomendações de maior rigor por parte das autoridades do estado.” – Agência Câmara de Notícias.

Críticas persistem em meio a discussões sobre Segurança Nacional

Apesar das explicações do ministro, as críticas persistem, evidenciando a necessidade urgente de aprimoramentos na segurança nacional.

A ausência de controle efetivo sobre quem participa de eventos oficiais levanta questões sobre a vulnerabilidade do sistema. Com isso, faz-se necessária uma revisão cuidadosa para garantir a integridade e a segurança dos eventos custeados pelos cofres públicos.

Sobre Nicole Cunha 228 Artigos
Nicole Cunha é jornalista e profissional com uma década de experiência em atendimento e formação em Gestão Comercial. É responsável no GNEWSUSA por informações do meio político e atualidades, com o objetivo de trazer conhecimentos de forma dinâmica e de simples compreensão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*