Tragédia em Ibadan: Explosão fatal revela perigos da mineração ilegal na nigéria

Foto/ Reprodução: AP
Autoridades investigam o armazenamento inadequado de explosivos que deixou três mortos e 77 feridos, destacando os riscos associados à mineração ilegal no país africano. 
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA

 

Na última terça-feira (16) uma noite de terror atingiu a cidade de Ibadan, no sudoeste do estado de Oyo, Nigéria, quando uma explosão devastadora abalou mais de 20 edifícios, resultando na perda trágica de três vidas e deixando 77 pessoas feridas.

O incidente ocorreu por volta das 19h45 de terça-feira(16), quando os residentes foram surpreendidos por uma explosão intensa, gerando pânico e levando muitos a fugir de suas casas. As autoridades isolaram a área na manhã de quarta-feira(17), enquanto equipes de resgate intensificavam os esforços para encontrar eventuais sobreviventes.

Uma van é vista perto dos escombros de um prédio no local de uma explosão em Ibadan, Nigéria, quarta-feira, 17 de janeiro de 2024. Várias pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas depois que uma grande explosão causada por explosivos abalou mais de 20 edifícios em uma das maiores cidades da Nigéria na noite de terça-feira, disseram as autoridades na quarta-feira, enquanto equipes de resgate vasculhavam os escombros em busca dos que se temiam presos. (Foto AP)
Foto/ Reprodução: AP

As primeiras investigações apontam para explosivos armazenados ilegalmente para uso em operações de mineração. O governador de Oyo, Seyi Makinde, classificou os danos como “devastadores” e mobilizou equipes de resgate para operações de busca e salvamento.

“Já mobilizamos socorristas e todas as agências relevantes no estado de Oyo para realizar operações abrangentes de busca e salvamento”, disse Makinde, descrevendo os danos como “devastadores”.

Até agora, três mortes foram confirmadas, e a busca por possíveis vítimas continua. A causa exata da explosão e quem armazenou os explosivos ainda estão sob investigação, sem anúncio de prisões até o momento.

People gather at the site of an explosion in Ibadan, Nigeria, Wednesday, Jan. 17, 2024. Several people died and many others were injured after a massive blast caused by explosives rocked more than 20 buildings in one of Nigeria's largest cities Tuesday night, authorities said Wednesday, as rescue workers dug through the rubble in search of those feared trapped. (AP Photo)
Foto/ Reprodução: AP
Pessoas se reúnem no local de uma explosão em Ibadan, Nigéria, quarta-feira, 17 de janeiro de 2024. Várias pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas depois que uma grande explosão causada por explosivos abalou mais de 20 edifícios em uma das maiores cidades da Nigéria na noite de terça-feira, disseram as autoridades na quarta-feira, enquanto equipes de resgate vasculhavam os escombros em busca dos que se temiam presos. (Foto AP)
Foto/ Reprodução: AP

O governador Makinde, afirmou que a maioria dos 77 feridos recebeu alta, comprometendo-se a cobrir as despesas médicas dos internados e oferecer alojamento temporário aos afetados. A explosão deixou estruturas destruídas, uma enorme cratera e dezenas de edifícios cobertos de poeira.

A mineração ilegal, uma preocupação constante para as autoridades nigerianas, é apontada como a possível causa. A prática, muitas vezes realizada sem seguir os procedimentos de segurança adequados, representa riscos graves, especialmente quando ocorre em áreas residenciais.

Anthony Adejuwon, líder do grupo Alerta Urbano, destaca que o controle inadequado sobre o uso de explosivos cria riscos significativos para a segurança das comunidades. Ele ressalta a necessidade de regulamentações mais rígidas e a manutenção de materiais explosivos longe de áreas habitadas para evitar tragédias como a de Ibadan.

 

Leia Também: 

Brasileiros com renda de 2 salários mínimos voltarão a pagar Imposto de Renda

EUA: Mulher que ajudou a matar a mãe é condenada a 26 anos de prisão

Guerra: Israel à Beira do Conflito Explosivo na Fronteira com o Líbano

___________________

Sobre Camila Fernandes / CEO-Brasil 615 Artigos
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*