
Gigante geológico esconde possível geleira e abre novas perspectivas para pesquisas e busca por vida em Marte
Por Ana Raquel | GNEWSUSA
A recente descoberta de um vulcão gigante em Marte, apelidado de “Noctis”, pode representar um marco significativo na exploração do planeta vermelho. Revelada durante a 55ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária em The Woodlands, nos Estados Unidos, a estrutura geológica impressionante tem 9.022 metros de altura e 450 km de largura, e pode abrigar uma vasta geleira sob sua superfície.
A descoberta do vulcão Noctis, quase que acidentalmente, por pesquisadores analisando dados de várias missões a Marte, desperta novas possibilidades de exploração do planeta. Acredita-se que as cinzas vulcânicas podem estar escondendo uma camada de gelo, tornando o local um potencial destino para futuras explorações robóticas e humanas, além de uma nova fronteira na busca por vida extraterrestre.
Pascal Lee, autor do estudo e cientista planetário do Instituto Seti e do Instituto Marte, destaca: “Como o gelo provavelmente ainda está preservado perto da superfície em uma região equatorial relativamente quente em Marte, o local está se mostrando muito atrativo para exploração robótica e humana.”
Com esta descoberta, o cenário da exploração espacial em Marte pode mudar drasticamente, oferecendo novas oportunidades de pesquisa e ampliando nosso entendimento sobre a história e a geologia do planeta vermelho. Esta é mais uma evidência do potencial fascinante e promissor de Marte como objeto de estudo e exploração humana.
Leia mais
Brasil vence Venezuela no Sul-Americano feminino Sub-17
Dez detentos tentam fugir pelo telhado de presídio em Pacatuba
Faça um comentário