
Nova legislação simplifica processo de obtenção de cidadania para brasileiros residentes em Portugal
Por Carla Pereira/GNEWSUSA
A alteração do artigo 15º da Lei da Nacionalidade, que entrou em vigor na segunda-feira, 1, trouxe boas notícias para os milhares de brasileiros que residem em Portugal. O novo regulamento simplifica o processo de obtenção de cidadania portuguesa para os brasileiros que vivem no país há pelo menos cinco anos.
A nova lei considera o período de espera entre a expressão de interesse na cidadania e a chegada da autorização provisória de residência em Portugal. Anteriormente, a contagem começava a partir da emissão da autorização de residência, um período que muitos imigrantes consideravam injusto, pois o tempo entre o pedido de residência e a obtenção do mesmo não era levado em conta.
Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de setembro de 2023, 393 mil brasileiros residem oficialmente em Portugal. O especialista em cidadania portuguesa e CEO da Quincas, Eduardo Velloso, afirma que com a cidadania em mãos, as pessoas têm mais facilidade de transitar nos países europeus, trabalharem, estudarem, se aposentarem, entre outras qualidades de vida.
A obtenção da cidadania portuguesa pode ser realizada de três formas: por descendência, casamento ou residência. A cidadania por descendência é destinada aos descendentes diretos, independentemente do gênero; a cidadania por casamento é concedida àqueles que são casados ou em união estável com um cidadão português por no mínimo três anos; e a cidadania por residência é concedida a indivíduos que vivem legalmente em Portugal por mais de cinco anos.
Veja também
Roubo de US$ 30 milhões em dinheiro em Los Angeles deixa autoridades em alerta
Estudo revela grave contaminação por mercúrio entre indígenas Yanomami em Roraima
Lula faz declarações falsas sobre números de crianças mortas na faixa de Gaza
Faça um comentário