Resgate da PF: trabalhadores encontrados em condições desumanas em plantações de café.

Operação da Polícia Federal resgata 16 trabalhadores explorados em plantações de café em Minas Gerais
Polícia Federal coordena ação que revela condições degradantes e mobiliza órgãos de proteção aos direitos trabalhistas
Por Ana Raquel |GNEWSUSA

Uma operação conjunta, liderada pela Polícia Federal, resultou no resgate de 16 trabalhadores que viviam em condições análogas à escravidão em plantações de café nos municípios de Santa Rosa da Serra e Campos Altos, em Minas Gerais. A ação, desencadeada após denúncias, revelou que os trabalhadores estavam submetidos a condições degradantes e insalubres.

Coordenada pela PF, a mobilização contou com a participação do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Gerência Regional do Trabalho em Uberaba, e o Ministério Público do Trabalho. Os trabalhadores, que foram aliciados no interior da Bahia, foram encontrados em situação de vulnerabilidade, sem acesso a condições mínimas de segurança, saúde e dignidade.

Na sexta-feira 7 de junho, os trabalhadores resgatados receberam aproximadamente R$ 90 mil em verbas salariais e rescisórias, além do direito a três parcelas de seguro desemprego e garantia de retorno aos locais de origem. O Ministério Público do Trabalho está em processo de negociação de indenização por danos morais individuais em favor dos trabalhadores.

Durante as operações, inspeções foram realizadas nas propriedades rurais denunciadas, e os responsáveis foram identificados, podendo ser investigados pelos crimes de redução a condição análoga à de escravo, além de outras infrações trabalhistas. Os empregadores serão notificados e submetidos a investigação.

Leia mais 

Ataques de tubarão deixam três feridos em praias da Flórida

Ação coordenada na fronteira: Grande apreensão de contrabando de cigarros eletrônicos

Portugal garante a brasileiros isenção nas novas políticas de imigração

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*