Operação da Polícia Federal combate tráfico internacional de animais silvestres

Agentes da Polícia Federal cumprem mandados de prisão e busca durante a Operação Cygnus em Santa Catarina.
Investigações de longa data levam à prisão de traficantes em santa catarina.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA

Nesta terça-feira 9 de julho, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Cygnus para combater o tráfico internacional de animais silvestres. As investigações, que tiveram início em 2022, revelaram um grupo criminoso em Santa Catarina responsável pelo tráfico de animais entre Brasil, Argentina e Uruguai.

A operação cumpriu dois mandados de prisão, sendo um em Florianópolis e outro em Rodeio (SC), além de seis mandados de busca e apreensão em várias cidades catarinenses, incluindo Florianópolis, Angelina, Rodeio e Jaraguá do Sul. A 1ª Vara Federal de Florianópolis também decretou o sequestro de veículos dos suspeitos.

Conforme informações da PF, a organização criminosa era altamente estruturada, contando com traficantes de animais, apoio logístico, intermediadores e compradores espalhados pelo sul e sudeste do Brasil, além de regiões de fronteira.

Durante as investigações, a PF descobriu que os criminosos realizavam frequentes viagens para a fronteira, utilizando veículos alugados para o transporte dos animais, na tentativa de driblar a fiscalização. Um dos integrantes do grupo já havia sido abordado várias vezes em rodovias do sul do Brasil, onde foram lavrados termos circunstanciados de ocorrência.

Os suspeitos enfrentam acusações por crimes ambientais, receptação qualificada e participação em organização criminosa voltada ao tráfico de animais. A Operação Cygnus evidencia o compromisso da Polícia Federal em proteger a fauna silvestre e combater o tráfico ilegal de animais.

Leia mais

Mecânico de aeronaves morre após ser sugado por turbina de Boeing 737-500 no Irã

Descoberta macabra em Manhattan: mistério sobre corpo em saco de dormir

Bisavó da Pensilvânia ganha US$ 5 Milhões em bilhete de loteria

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*