
Escritórios de arquitetura prometem construir o “maior estádio de futebol do mundo”; design da arena é inspirado em tradição marroquina
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA
Na última quarta-feira, foram reveladas novas imagens do Grand Stade Hassan II, que será erguido em Casablanca, Marrocos, como parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2030. Este estádio surge como um forte concorrente ao icônico Santiago Bernabéu, lar do Real Madrid, e também ao novo Camp Nou, do Barcelona, para sediar a final do torneio que se aproxima.
Os novos vislumbres da arena foram apresentados pelos escritórios Oualalou+Choi e Populous, que afirmam que o espaço será “o maior estádio de futebol do mundo”. O design da estrutura é inspirado na tradicional reunião social marroquina chamada “moussem” e o estádio será coberto por um imponente telhado de tenda. Cada lado da arena deverá acolher até 29,5 mil torcedores.
A área de jogo será cercada por jardins em plataformas elevadas, a uma altura de 28 metros, complementados por outros jardins botânicos no nível do solo. A obra de terraplanagem já está em andamento, e o financiamento público para a construção foi aprovado em outubro do ano passado.
O Grand Stade Hassan II será situado na cidade de El Mansouria, na província de Benslimane, a apenas 38 km ao norte de Casablanca.
Com a ausência de concorrência, já está definido que a Copa do Mundo de 2030 ocorrerá em um grupo de países: Espanha, Portugal e Marrocos, além de Argentina, Paraguai e Uruguai, enquanto a edição de 2034 será realizada na Arábia Saudita.
Para o mundial que se aproxima, a maioria das partidas será disputada na Espanha. O dossiê de candidatura conjunta inclui 17 cidades, com nove delas espanholas.
A proposta prevê a utilização de 20 estádios, com um em cada cidade do Marrocos, três em Portugal e 11 na Espanha. Destes, oito possuem capacidade para mais de 60 mil espectadores, sendo que três deles podem acolher mais de 80 mil torcedores.
As cidades espanholas escolhidas incluem Barcelona, Bilbao, Corunha, Las Palmas, Madri, Málaga, San Sebastián, Sevilha e Zaragoza. No Marrocos, as sedes contempladas são Tânger, Fez, Rabat, Casablanca, Marrakech e Agadir, enquanto Lisboa e Porto representam Portugal.
• Leia mais:
https://gnewsusa.com/2024/08/as-alteracoes-climaticas-impactam-o-mundo-dos-esportes/
Faça um comentário