
Chuva intensa afeta 31 cidades no Rio Grande do Sul, deixando centenas de desabrigados e gerando preocupações com inundações. Barragens em Pelotas estão sob vigilância, e medidas emergenciais foram tomadas.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de emergência na noite da última quarta-feira (25) para o risco iminente de ruptura de duas barragens no município de Pelotas, afetado por fortes chuvas. O temporal causou transtornos na região, deixando moradores sem energia e obrigando dezenas de pessoas a evacuar suas casas.
As autoridades informaram que equipes já estão no local, orientando a retirada de moradores das áreas de risco e adotando medidas de contingência para redirecionar o fluxo de água para regiões inabitadas. No entanto, a prefeitura de Pelotas afirmou que, após intervenções realizadas nas barragens próximas ao Passo do Salso, no bairro Fragata, o risco de inundação foi controlado, e os moradores da região não correm mais perigo imediato.
Impacto das chuvas na cidade e região
Com mais de 300 mil habitantes, Pelotas enfrenta graves problemas devido às chuvas intensas. As aulas na rede municipal estão suspensas desde a última segunda-feira (23), e sete unidades básicas de saúde foram temporariamente fechadas. Na zona rural, várias estradas estão intransitáveis, incluindo a ponte do Totó, e há restrições no transporte coletivo. A cidade contabiliza 13 desabrigados e 8 desalojados.

Além de Pelotas, outras 31 cidades do sul do estado estão sendo afetadas pelas chuvas, incluindo Bagé, Camaquã, Cerrito e Rio Grande. No total, 865 pessoas estão fora de suas casas no estado, sendo 305 desabrigadas e 560 desalojadas, abrigadas em casas de parentes ou em abrigos públicos.
Previsão de mais temporais
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de novos temporais na região, com previsão de até 140 mm de chuva para esta última quarta-feira (25). O avanço de uma frente fria, proveniente do Uruguai, pode trazer mais rajadas de vento e chuvas fortes até ultima quinta-feira (26). Devido a isso, várias bacias hidrográficas do estado estão em alerta, com risco de elevação do nível de rios menores e principais, podendo causar inundações.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de tempestade, com risco de alagamentos e ventos intensos para o Rio Grande do Sul. O estado já sofreu com grandes enchentes em maio deste ano, que devastaram cidades e deixaram mais de 180 mortos.
Leia também:
Polícia encontra suposto corpo de Anic Herdy concretado no quintal de suspeito após confissão
Botafogo vence São Paulo nos pênaltis e volta à semifinal da Libertadores após 51 anos
Especialista afirma que imigração em massa afeta empregos de negros nos EUA
Faça um comentário