
Com inscrições abertas até 24 de novembro, iniciativa visa fortalecer ações comunitárias e mobilização social para a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública no Brasil.
Por Paloma de Sá |GNEWSUSA
Estão abertas as inscrições para a seleção de propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com foco em projetos de mobilização social e ações comunitárias relacionadas à tuberculose e à coinfecção TB-HIV. O edital, que representa um investimento total de R$ 1,5 milhão, é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
A iniciativa, que busca selecionar projetos de todas as regiões do país, tem como objetivo central o fortalecimento de estratégias que visam a eliminação da tuberculose como um problema de saúde pública. As OSCs interessadas devem enviar suas propostas e a documentação necessária entre os dias 25 de outubro e 24 de novembro.
De acordo com a coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não tuberculosas, Fernanda Dockhorn, o edital abrange diversas linhas temáticas. “As propostas devem incluir ações que ampliem o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose, além de abordagens focadas na comunicação em saúde, enfrentamento do estigma e discriminação, e na ampliação da proteção social”, explica Dockhorn.
A iniciativa também visa fortalecer a vigilância popular em saúde e fomentar redes de organizações, movimentos e coletivos que atuam na resposta à tuberculose. Além deste edital, o Ministério da Saúde planeja lançar outros dois ainda este ano, voltados para OSCs que trabalham com HIV, AIDS, tuberculose, hepatites virais e ISTs.
Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs, ressalta a importância das OSCs nesse processo. “Sua atuação é fundamental para o avanço de políticas públicas que atendam às necessidades de populações em risco, como pessoas vivendo com HIV, em situação de rua, indígenas, imigrantes e comunidades vulneráveis.”
As propostas selecionadas terão a oportunidade de implementar soluções inovadoras que contribuam significativamente para a melhoria da saúde pública, reforçando o compromisso do Brasil na luta contra a tuberculose e sua coinfecção com HIV. Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo por meio do site do Ministério da Saúde.
- Leia mais:
Faça um comentário