PF prende foragido de operação de tráfico internacional no Aeroporto de Congonhas

PF prende foragido no Aeroporto de Congonhas por tráfico e lavagem de dinheiro.

Suspeito foi preso enquanto tentava embarcar com a família em jato privado, após meses de investigação sobre suas atividades criminosas.

Por Ana Raquel | Gnewsusa 

A Polícia Federal (PF) prendeu, na última quinta-feira 17 de outubro, um homem que estava foragido desde o dia 21 de abril de 2024, data em que foi deflagrada a Operação Oceano Azul. Essa operação tem como foco o desmantelamento de um grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais. Na época da ação, o investigado conseguiu escapar da PF, tornando-se um dos principais alvos da operação.

Após meses de investigações e operações de campo, a PF conseguiu localizar o foragido no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no momento em que ele chegava à área de aviação executiva com sua família. O homem, que estava prestes a embarcar em um jato privado com destino a Trancoso, na Bahia, foi surpreendido pelos agentes da PF, que cumpriram o mandado de prisão preventiva expedido pela 4ª Vara Federal de Belém, no Pará.

A Operação Oceano Azul, que levou à captura, faz parte de uma série de investigações da PF focadas em organizações criminosas que atuam no tráfico internacional de drogas, movimentando grandes quantias de dinheiro através da lavagem de capitais. O investigado era considerado uma peça-chave na operação criminosa, responsável pela coordenação logística e financeira das atividades ilícitas.

Durante a ação, além do cumprimento da prisão preventiva, o suspeito foi detido em flagrante por lavagem de dinheiro. Segundo informações da PF, evidências encontradas no momento da abordagem indicavam que o homem estava diretamente envolvido em novas atividades ilícitas ligadas à ocultação de recursos financeiros obtidos através do tráfico de drogas. Esse flagrante reforça o envolvimento contínuo do investigado no crime organizado.

Esse indivíduo já havia sido alvo de outra operação de grande porte, a Operação Flight Level 2, que também investigava crimes de tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro. Agora, após sua captura, o homem foi conduzido ao sistema penitenciário, onde aguardará as próximas etapas do processo judicial.

A prisão do foragido marca um avanço significativo nas operações da Polícia Federal contra o crime organizado, especialmente no combate ao tráfico internacional de drogas. A Operação Oceano Azul continua em andamento, e a PF não descarta a possibilidade de novas prisões e desdobramentos em sua busca por desmantelar totalmente o grupo criminoso.

A ação reflete o empenho da PF em coibir essas atividades ilícitas, que afetam não apenas o Brasil, mas diversos países por onde passam as rotas de tráfico internacional.

Leia mais

Presidente do PL confirma candidatura de Bolsonaro para à presidência em2026

Como a rotina pode ajudar mães de crianças autistas a promover bem-estar

Mais Médicos expande assistência de saúde em pequenos municípios brasileiros

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*