Disputa acirrada pode levar decisão para a Câmara dos Deputados.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão se aproximando do desfecho, e as últimas pesquisas indicam uma corrida acirrada entre Donald Trump e Kamala Harris. Com a possibilidade de um empate técnico, surge a questão: o que acontece se nenhum dos candidatos alcançar a maioria no Colégio Eleitoral?
De acordo com Lier Ferreira, professor de direito e relações internacionais do Ibmec-RJ, um empate é previsto na Constituição americana e tem um desfecho claro. “Em caso de empate, a decisão vai para a Câmara dos Deputados, também eleita nesse pleito. Se os democratas tiverem maioria, terão vantagem na escolha, assim como ocorreria com os republicanos”, explicou Ferreira.
Esse cenário inédito traria grande tensão ao processo eleitoral, especialmente considerando o contexto polarizado da política americana. “É uma corrida avassaladora e que vai ser emocionante até muito depois do fim”, acrescentou o especialista.
A definição na Câmara dos Deputados envolve todos os 435 membros, com cada estado tendo direito a um voto. Assim, a composição partidária das delegações estaduais será crucial para determinar o próximo presidente.
Com os dois partidos se preparando para uma possível disputa no Congresso, o clima de incerteza deve permanecer até que todos os votos sejam contados e, possivelmente, até que a Câmara tome sua decisão.
Leia mais
Lula apresenta PEC de segurança pública e Zambelli alerta sobre centralização de poder
Vacina brasileira para câncer de próstata é aprovada pela FDA para testes clínicos nos EUA
Faça um comentário