
Programação especial destaca solidariedade e reforça a importância da doação de sangue.
Por Paloma de Sá |GNEWSUSA
O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), o maior hemocentro do estado do Rio de Janeiro, comemora 80 anos na segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, com o lançamento da campanha “Unidos pelo Sangue”. A celebração começou às 8h30 com uma programação especial para valorizar a doação como um gesto de amor e solidariedade que salva vidas.
A abertura oficial contou com apresentações do grupo de comédia 4K, um cortejo musical e intervenções artísticas dos plásticos André Rongo e Alfredo Borret. Enquanto André grafita um tapume gigante onde os doadores podem deixar mensagens de incentivo, Alfredo distribui ímãs de geladeira feitos em tampinhas de garrafa. Durante o evento, os doadores mais antigos e frequentes também foram homenageados.
Doações essenciais para salvar vidas
O Hemorio é responsável por abastecer 100 unidades públicas de saúde no estado, incluindo grandes hospitais de emergência e unidades federais. Apenas em 2023, o hemocentro já recebeu 81.792 doações e espera encerrar o ano com 92 mil. Contudo, Amorim alertou para a queda nas doações durante as festas de fim de ano, que geralmente diminuem entre 10% e 15%.
“Somente com o apoio constante dos doadores será possível manter os estoques equilibrados. A mobilização precisa ser contínua”, enfatizou o diretor.
Iniciativas criativas para engajar o público
A campanha “Cozinhar tá no Sangue”, realizada em parceria com chefs renomados como Janaína Torres e Carole Crema, está entre as ações de destaque deste ano. A chef Renata Iglesias, idealizadora da campanha, participou do evento para doar sangue e incentivar o público a fazer o mesmo.
A programação continua nesta terça-feira (26) com apresentações da Bateria do Botafogo Samba Clube, do Rei Momo Kaio Mackenzie, e da rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, além da bateria-mirim da Unidos de Vila Isabel.
Como doar sangue
Os interessados devem atender a critérios básicos, como ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e evitar consumo de álcool 12 horas antes. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.
O Hemorio reforça a importância de pequenos gestos que fazem a diferença: “A solidariedade de cada doador transforma vidas e mantém a esperança de milhares de pacientes em todo o estado”.
- Leia mais:
Faça um comentário