
Operação da Polícia Federal intercepta 2,5 kg de cocaína durante inspeção em embarque internacional.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
A Polícia Federal prendeu em flagrante, na tarde desta segunda-feira (30), no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal (RN), um homem suspeito de tráfico internacional de drogas. Com ele, foram apreendidos 2,5 kg de cocaína escondidos em garrafas de rum.
Ação detalhada no aeroporto
A prisão ocorreu durante uma inspeção rotineira de passageiros vindos de outros estados que pretendiam acessar o setor de embarque internacional. O esquema foi descoberto graças à utilização de um cão detector de drogas e do equipamento de raios-X.
Quando abordado, o suspeito afirmou que as garrafas continham bebida alcoólica adquirida na Bolívia e que seriam levadas para Lisboa, em Portugal. No entanto, ele se recusou a abrir uma das garrafas para inspeção.
Diante da negativa, os policiais realizaram testes no líquido. Ao tentar transferir o rum para outro recipiente, apenas uma pequena quantidade saiu, enquanto o peso da garrafa permanecia elevado. Para esclarecer a situação, uma das garrafas foi quebrada na presença do suspeito, revelando uma espécie de bexiga contendo uma substância branca.
Submetida ao teste preliminar, a substância foi identificada como cocaína.
Prisão e investigação
Após a confirmação, o homem foi preso e levado à sede da Polícia Federal, onde as demais garrafas foram abertas e o esquema de transporte da droga foi comprovado. Ele foi autuado por tráfico internacional de drogas e submetido a exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).
O suspeito permanece custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça.
Dados sobre apreensões no aeroporto
Segundo a Polícia Federal, esta foi a 10ª ocorrência de tráfico de drogas registrada no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves em 2024. Com essa apreensão, o total de drogas interceptadas no terminal de passageiros este ano chegou a 82,41 kg.
Combate ao tráfico internacional
A operação reflete o trabalho contínuo da Polícia Federal no combate ao tráfico internacional de drogas. A utilização de tecnologias como raio-X e a participação de cães farejadores têm sido fundamentais para identificar tentativas de transporte de entorpecentes, principalmente em embarques internacionais.
O caso agora segue em investigação para identificar possíveis conexões e desdobramentos do esquema criminoso.
Leia mais
Trump e Musk defendem vistos para profissionais qualificados e destacam valor da imigração regulada
Tragédia em Moju: ônibus cai em rio durante travessia e criança desaparece
Esquerda e aliados de Lula pedem que Brasil reconheça ditador venezuelano
Faça um comentário