Alinhamento planetário inédito será visto no céu esta semana

Fenômeno raro, alinhamento de seis dos oito planetas que compõem o nosso Sistema Solar será visível nesta semana.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

No início de 2025, os amantes da astronomia terão a oportunidade de testemunhar um evento celestial raro. No dia 29 de fevereiro, seis dos sete planetas do nosso Sistema Solar estarão alinhados no céu, exceto a Terra. Essa bela configuração já poderá ser apreciada a partir da terça-feira, 21 de janeiro.

De acordo com um artigo do professor Francisco José Torcal Milla, do Departamento de Física Aplicada da Universidade de Zaragoza, uma variedade de corpos celestes orbita ao redor do Sol.

Entre eles estão Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, um cinturão de asteroides com Ceres, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, o planeta-anão Plutão, além de outros planetas-anões como Haumea, Makemake e Eris, e, mais afastados, o Cinturão de Kuiper, o “disco disperso” e a Nuvem de Oort.

Esses corpos celestes orbitam o Sol em um plano comum, conhecido como “plano da eclíptica“, ou em planos bastante próximos a ele. Embora o alinhamento planetário seja um fenômeno raro, não é impossível, sendo apenas uma questão de tempo.

O artigo também esclarece que existem dois tipos de alinhamentos planetários. O primeiro ocorre quando todos os planetas se alinham do mesmo lado do Sol em uma linha reta imaginária, um fenômeno excepcional que acontece apenas sete vezes em mil anos. O próximo desse tipo está previsto para maio de 2492. O segundo tipo de alinhamento é mais frequente, onde, da perspectiva da Terra, os planetas parecem estar próximos uns dos outros no céu. Quanto menor for a área no céu onde eles se agrupam, mais impressionante é o alinhamento.

Os alinhamentos previstos para esta semana e o próximo mês pertencem ao primeiro tipo, mas não incluem todos os planetas do Sistema Solar.

Como observar o fenômeno?

Um aspecto crucial para a observação é a capacidade de distinguir planetas de estrelas a olho nu. As estrelas tendem a cintilar, apresentando um brilho instável, enquanto os planetas aparecem como pontos de luz estáveis.

O planeta mais brilhante que poderá ser visto será Vênus, seguido por Júpiter. Saturno aparecerá como um ponto luminoso próximo a Vênus, e, ao longo da linha que une esses três, será possível visualizar os outros planetas que estarão alinhados. Vênus, Júpiter, Saturno e Marte poderão ser observados a olho nu, enquanto os demais planetas do alinhamento poderão ser vistos com a ajuda de binóculos ou telescópios.

 

Leia mais: 

https://gnewsusa.com/2025/01/trump-promete-revelar-todos-os-arquivos-secretos-sobre-o-assassinato-do-ex-presidente-kennedy/

https://gnewsusa.com/2025/01/leo-batista-icone-do-jornalismo-esportivo-falece-aos-92-anos/

https://gnewsusa.com/2025/01/leo-batista-icone-do-jornalismo-esportivo-falece-aos-92-anos/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*