Apple e Google excluem TikTok, CapCut e outros aplicativos da ByteDance da App Store nos EUA

Um ponto importante é que, apesar da restrição ser aplicada apenas nos Estados Unidos, usuários de outros países podem acabar sofrendo as consequências, ainda que de uma forma mais limitada.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

Atendendo a uma ordem do governo dos Estados Unidos, respaldada pela Suprema Corte do país, a Apple removeu, neste domingo (19), o TikTok e diversos outros aplicativos da ByteDance e suas subsidiárias da App Store americana. Entre os aplicativos retirados estão o popular editor de vídeos CapCut e a rede social Lemon8.

Em nota divulgada em sua página de suporte, a Apple, liderada por Tim Cook — que tem se aproximado de Donald Trump desde as eleições do ano passado — destacou “a importância de respeitar as legislações dos países onde opera“, seguindo assim a Lei de Proteção aos Americanos Contra Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros.

Além do TikTok, a Apple disponibilizou uma lista dos aplicativos da ByteDance que não estarão mais disponíveis para download ou atualizações na App Store. Os aplicativos removidos incluem:

– TikTok
– TikTok Studio
– TikTok Shop Seller Center
– CapCut
– Lemon8
– Hypic
– Lark – Team Collaboration
– Lark – Rooms Display
– Lark Rooms Controller
– Gauth: AI Study Companion
– MARVEL SNAP

Usuários nos Estados Unidos que já têm os aplicativos instalados poderão continuar a usá-los, mas não poderão reinstalá-los nem receber atualizações. Isso significa que, se um usuário desinstalar o TikTok, não conseguirá reinstalá-lo e não receberá mais novas funcionalidades ou correções de bugs.

  • Adicionalmente, as compras dentro dos aplicativos foram bloqueadas, assim como novas assinaturas para serviços pagos. No entanto, os usuários ainda poderão cancelar suas assinaturas para evitar cobranças futuras. A Apple alertou que a falta de atualizações pode impactar a performance, segurança e compatibilidade com novas versões do iOS e do iPadOS.

Para os usuários em outros países, como o Brasil, que têm suas contas da Apple vinculadas a essas regiões, os aplicativos continuarão funcionando normalmente, pois a restrição é válida apenas para os Estados Unidos. Durante viagens ao território americano, no entanto, qualquer download, atualização ou compra em aplicativos da ByteDance será bloqueado, e essa restrição permanecerá enquanto o usuário estiver no país. Ao retornar para fora dos EUA, os serviços voltarão ao normal.

Curiosamente, essa situação reflete práticas criticadas na China, onde o acesso a diversos aplicativos e serviços estrangeiros é restrito, forçando os usuários a recorrer a serviços de VPN — uma situação que também ocorreu no Brasil durante o bloqueio do X (antigo Twitter). Agora, resta saber se essa prática de contornar restrições crescerá nos EUA ou se os usuários optarão por alternativas, como o aplicativo chinês RedNote.

Embora a Apple tenha afirmado que o TikTok e os aplicativos da ByteDance ainda estão disponíveis, a realidade é que usuários nos Estados Unidos já estão recebendo mensagens ao abrir o aplicativo, informando que ele não pode ser usado devido à legislação em vigor.

“Desculpe, o TikTok não está disponível no momento. Uma lei que proíbe o TikTok foi promulgada nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto. Estamos otimistas de que o presidente Trump trabalhará para encontrar uma solução para restabelecer o TikTok quando assumir o cargo. Por favor, fique atento.”

Os usuários têm a opção de fechar o aplicativo ou “saber mais”, que os direciona a um site do TikTok com uma mensagem semelhante e a opção de baixar seus dados. O CapCut apresenta um aviso similar ao ser aberto, indicando que a restrição se aplica a outros aplicativos da ByteDance.

Assim como a Apple, o Google também removeu os aplicativos da ByteDance da Play Store, mas até o momento não fez um comunicado oficial sobre a ação. Dada a multa de 5 mil dólares por usuário que tentar baixar os aplicativos, não é surpreendente a rapidez com que as empresas estão implementando o banimento.

 

• Leia mais: 

https://gnewsusa.com/2025/01/michelle-bolsonaro-ex-primeira-dama-deve-se-reunir-com-melania-trump-durante-posse-de-donald-trump/

https://gnewsusa.com/2025/01/neonazista-do-reino-unido-e-condenado-a-22-anos-por-ataque-terrorista-contra-imigrante/

https://gnewsusa.com/2025/01/piloto-salva-menina-apos-queda-de-helicoptero-no-brasil-tragedia-em-sao-paulo/

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*