Mente Milionária: Homenagem a brilhante história de Raphael da Costa, um jovem autista e superdotado

Escritor Raphael da Costa - Foto/Reprodução: Acervo Pessoal.
 Entre Livros, Música e Tecnologia: A Inspiração de um Adolescente Multifacetado.
Por Paloma de Sá |GNEWSUSA

Nesta semana, a coluna Mente Milionária apresenta a incrível história de Raphael da Costa, um jovem de 15 anos que tem superado desafios com autismo, TDAH e ansiedade, enquanto brilha como escritor, músico e aspirante a engenheiro de computação.

Raphael nasceu em Boston, Massachusetts, em 2010, aos 2 meses mudou-se para o Brasil. No entanto, em 2015, sua mãe, Renata da Costa, decidiu voltar aos Estados Unidos em busca de um diagnóstico para Rafael, confirmado como autismo de sub socialização no ano seguinte. Desde então, ele tem enfrentado as dificuldades inerentes às suas condições, mas também se destacou como um jovem superdotado.

Inspirado pela mãe, Raphael começou a escrever desde cedo. Sua mãe, que sempre o incentivou, compilou seus primeiros escritos em bilhetes no livro I Love You Mama, publicado em 2019, quando ele tinha apenas nove anos.

Raphael da Costa e sua mãe Renata da Costa – Foto: Acervo pessoal.

Raphael também se aventurou na escrita de livros educativos para crianças pequenas, abordando números e o alfabeto. Em parceria com sua mãe, escreveu Sarah e as Regras de Família, inspirado nas regras de sua casa.

“Eu publiquei meu primeiro livro, “I Love You Mama”. Em seguida, comecei a escrever mais dois livros: um sobre números e outro sobre o alfabeto. Esses livros são voltados para bebês e crianças pequenas, com o objetivo de ensinar o alfabeto e os números. Depois, em parceria com a minha mãe, escrevemos “Sarah e as Regras de Família”, baseado nas regras que temos em casa. Nós nos inspiramos nas nossas próprias regras familiares para criar o conteúdo do livro”, contou Raphael.

Algumas das obras literárias de Raphael da Costa – Foto/Reprodução.

Além da escrita dos livros, Raphael também ama a música. Aos sete anos, ele iniciou seus estudos musicais na Berklee College of Music, participando de um programa para crianças especiais, onde aprendeu piano, saxofone e composição e já tocou em vários concertos na Berklee e em apresentações próprias. Ele participa ativamente de bandas da escola, da cidade e de jazz, destacando-se como saxofonista. Além do saxofone, ele toca bateria, ukulele, violão e flauta doce. Sua dedicação à música lhe rendeu o apelido de “Pequeno Mozart” na escola de música.

Raphael da Costa

Em 2021, Raphael recebeu o prêmio de melhor escritor infantil brasileiro nos Estados Unidos e teve sua composição selecionada como tema do site da Berklee College of Music. Ele também já compôs para três programas de TV, solidificando seu talento multifacetado.

Apesar de suas conquistas, Raphael enfrenta dificuldades de socialização e comunicação. “Tenho muita dificuldade em me socializar, em falar em público e fazer amigos. Prefiro ficar em casa, onde me sinto mais seguro”, explica Raphael. Sua mãe opta por tratamentos naturais, como chás e vitaminas, para ajudar no manejo de sua ansiedade e TDAH.

Mesmo em meio aos desafios diários, Raphael possui um grande interesse por matemática e computação, áreas nas quais ele se destaca na escola, onde é carinhosamente chamado de “Einstein”. Ele pretende estudar na MIT e seguir uma carreira em engenharia de computação, com foco na criação de jogos e aplicativos.

Além de suas habilidades acadêmicas e musicais, Raphael tem interesse por esportes. Já praticou karatê, natação e basquete, tendo jogado no time júnior do Celtics. Embora tenha pausado as atividades esportivas devido à pandemia, ele planeja retomá-las em breve.

  • Leia mais:

https://gnewsusa.com/2025/01/conmebol-estabelece-novas-regras-para-interacoes-entre-jogadores-e-arbitros/

https://gnewsusa.com/2025/01/nfl-anuncia-finalistas-aos-premios-da-temporada-2024-25/

https://gnewsusa.com/2025/01/gui-santos-brilha-na-nba-e-bate-recorde-pessoal-pelo-segundo-jogo-consecutivo/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*