Ministro do STF foge da Justiça americana enquanto enfrenta processos por censura.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA
O empresário Elon Musk revelou uma possível movimentação suspeita do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sugerindo que ele estaria tentando ocultar seu patrimônio das autoridades americanas. “Parece estar tentando esconder seus bens”, afirmou Musk em uma publicação no X.
A suspeita surge no momento em que o ministro é alvo de processos judiciais no país, movidos pela Truth Social, rede social de Donald Trump, e pela plataforma Rumble.
As empresas alegam que Moraes impôs censura a seus conteúdos no Brasil, em clara violação à Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão.

Mas a situação do ministro pode piorar ainda mais. O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes votará nesta quarta-feira (26) o projeto No Censors on our Shores Act, apresentado pelos republicanos Darrell Issa e María Elvira Salazar.
A proposta busca impedir a entrada nos EUA de autoridades estrangeiras que atacam a liberdade de expressão.
Se aprovado, o projeto pode até resultar na deportação de Moraes, caso ele já esteja no país.
As ações do ministro, cada vez mais vistas como autoritárias, começam a gerar consequências internacionais. Enquanto no Brasil ele tenta se impor acima da lei, nos Estados Unidos ele já enfrenta resistência e punições concretas.
E agora, com as acusações de Musk, a credibilidade de Moraes se desgasta ainda mais, deixando claro que suas decisões não passam despercebidas no cenário global.
Leia mais
Brasil: Americano é preso com 43 kg de haxixe e manteiga de maconha no aeroporto de Guarulhos
Autoridades americanas prendem três imigrantes ilegais na Virgínia
Autoridades dos EUA impedem tentativa de contrabando humano e prendem oito estrangeiros ilegais

Faça um comentário