Suspense aumenta após perfil de Alexandre de Moraes desaparecer do X de Elon Musk, gerando especulações no Brasil.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
A conta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, desapareceu do X (antigo Twitter) nesta sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025. Agora, ao acessar o perfil, aparece a mensagem de que a conta “não existe”. O STF informou que a decisão de desativação partiu do próprio ministro, que não utilizava o perfil desde janeiro de 2024.
O sumiço do perfil acontece justamente no momento em que Moraes está no centro de um embate com grandes nomes do setor tecnológico. O CEO do Rumble, Chris Pavlovski, expôs publicamente sua insatisfação com as decisões do ministro e declarou: “Oi, Alexandre. A Rumble não cumprirá suas ordens ilegais. Em vez disso, nos veremos no tribunal.” A mensagem foi publicada diretamente na rede social, marcando o perfil de Moraes.
A ação judicial que elevou a tensão foi movida pelo Rumble em parceria com a Trump Media & Technology Group, empresa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O processo foi apresentado em um tribunal federal na Flórida e acusa Alexandre de Moraes de censura contra a direita, infringindo leis norte-americanas. O documento argumenta que o ministro ordenou a remoção do perfil de Allan dos Santos da plataforma Rumble sem seguir os tratados legais vigentes entre Brasil e EUA.
As empresas também alertam que, caso a Rumble não cumpra as ordens do magistrado, Moraes pode pressionar empresas como Apple e Google para removerem o aplicativo da Rumble de suas lojas, afetando suas operações em nível global. A Truth Social, rede social de Trump, que utiliza a tecnologia do Rumble para hospedagem de vídeos, também poderia ser prejudicada.
A petição destaca que Alexandre de Moraes vem conduzindo uma “campanha de censura a opositores políticos no Brasil”, incluindo o bloqueio de contas no X e até a tentativa de impedir o funcionamento da Starlink, empresa de Elon Musk, no país. Diante desse cenário, o pedido feito à Justiça dos EUA inclui a declaração de que as ordens de Moraes não têm validade no território americano, além de uma proibição para que Apple e Google retirem o Rumble de suas plataformas.
O desaparecimento da conta do ministro no X acontece logo depois da intensificação das críticas contra suas decisões. A medida pode ser interpretada como uma tentativa de escapar da repercussão negativa, mas também evidencia o isolamento crescente de Moraes em meio à resistência internacional contra suas ações.
Leia mais
EUA: ICE prende venezuelano de 18 anos procurado no Chile por tráfico de drogas e armas
Milei entrega motosserra a Elon Musk em encontro nos EUA
Febre amarela em São Paulo: apenas não vacinados foram infectados em 2025

Faça um comentário