
Trump reagiu na Truth Social, escrevendo que a Suprema Corte permitiu que os indivíduos cometam muitos crimes antes mesmo de verem o interior de um tribunal.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
A Suprema Corte dos EUA impediu pela segunda vez o governo Trump de deportar imigrantes venezuelanos com o uso da Lei de Inimigos Estrangeiros. As autoridades alegam que os indivíduos são pertencentes a uma gangue transnacional e envolvidos em crimes nos Estados Unidos. Antes da decisão da corte superior, tribunais inferiores se negaram a impedir a iminente deportação do grupo para uma prisão em El Salvador.
A decisão desta sexta-feira (16) proíbe temporariamente o governo de usar a lei do século 18, instituída para tempos de guerra, no processo de expulsão dos venezuelanos do país. Contudo, o caso deve ser reavaliado por um tribunal inferior.
Os imigrantes não poderão ser deportados e terão direito de permanecer nos Estados Unidos até que seus processos sejam concluídos, inclusive com a possibilidade de recorrer novamente à Suprema Corte.
Processo será analisado por Tribunal de Apelações
O caso passará por análise do Tribunal de Apelações do 5° Circuito, que vai avaliar dois pontos principais: se os venezuelanos podem, de fato, ser deportados com base na lei de guerra; e que tipos de aviso o governo deve dar antes da deportação, para que os imigrantes possam recorrer.
Reação de Trump
Depois de tomar conhecimento da deliberação, Trump reagiu na internet, por meio da Truth Social, escrevendo que a Suprema Corte decidiu que os “piores assassinos, traficantes de drogas, membros de gangues e até mesmo aqueles que são mentalmente insanos, que entraram ilegalmente em nosso país, não podem ser forçados a sair sem passar por um processo que permitirá que essas pessoas cometam muitos crimes antes mesmo de verem o interior de um tribunal”.
LEIA TAMBÉM:
Imigração é o principal tema da eleição geral de Portugal, que ocorre neste domingo
Flamengo anuncia Casa Flamengo: ponto de encontro para torcida na Copa do Mundo de Clubes
Trump avalia reality patriótico que premia imigrantes com cidadania por mérito e esforço
Faça um comentário