Brasileiro está entre os montanhistas desaparecidos na Cordilheira Branca, no Peru

Edson Vandeira, de 26 anos, desapareceu na última quinta-feira, 29, durante escalada em uma cordilheira no Peru; buscas já foram iniciadas.

 

Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

Equipes de resgate peruanas seguem mobilizadas na busca por três montanhistas desaparecidos desde a última quinta-feira (29), durante uma expedição no Nevado Artesonraju, uma das montanhas mais técnicas e desafiadoras da Cordilheira Branca, com 6.025 metros de altitude, localizada no Parque Nacional Huascarán, no Peru.

Entre os desaparecidos está o brasileiro Edson Vandeira, de 26 anos, fotógrafo, montanhista e guia natural de Campo Grande (MS). Ele estava acompanhado dos peruanos Efraín Pretel Álonzo, de Huari, e Jesús Huerta Picón, de Caraz. O grupo fazia parte de um curso de aspirante a guia da Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha, pelo Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM).

A expedição começou na tarde de quinta-feira. Os colegas relataram que o trio partiu por volta das 13h, com previsão de alcançar o cume por volta de 1h da manhã de sexta. Durante a noite, foram vistas luzes se movendo na crista da montanha, o que indica que os montanhistas podem ter chegado ao topo. Desde então, no entanto, não houve mais contato com o grupo, que deveria ter retornado no domingo (1º).

O alerta foi acionado após a ausência de notícias, e uma operação de resgate foi iniciada com o apoio da Polícia de Alta Montanha do Peru. As buscas já localizaram a barraca do grupo, encontrada vazia, aumentando a preocupação. A descida do Artesonraju envolve quatro trechos de rapel técnico, o que representa alto risco, especialmente diante de condições climáticas adversas.

Quem é Edson Vandeira

Com trajetória reconhecida na fotografia e no montanhismo, Edson Vandeira iniciou suas atividades na natureza ainda jovem, aos 19 anos, unindo sua paixão por escaladas à fotografia de aventura. Em 2021, ganhou projeção internacional ao ser finalista do prêmio Wildlife Photographer of the Year, por seu trabalho sobre os incêndios no Pantanal brasileiro.

No ano seguinte, participou da série documental Andes Extremo, exibida pelo History Channel, e teve fotos publicadas pela National Geographic, consolidando sua reputação como fotógrafo de natureza.

A operação de busca continua, com apoio de profissionais especializados em resgate em alta montanha. Familiares, amigos e admiradores seguem em vigília, esperando por notícias positivas sobre o paradeiro dos três montanhistas.

 

LEIA TAMBÉM: 

https://gnewsusa.com/2025/06/brasil-policia-federal-prende-suspeito-de-facilitar-migracao-ilegal-de-turcos-para-os-estados-unidos/

https://gnewsusa.com/2025/06/lula-chama-eduardo-bolsonaro-de-terrorista-e-lambe-botas-de-trump-deputado-reage-ele-nao-tem-moral-alguma/

https://gnewsusa.com/2025/06/departamento-de-seguranca-interna-dos-eua-diz-que-suspeito-de-ato-terrorista-no-colorado-e-um-imigrante-ilegal/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*