Caminhão tomba e libera cerca de 250 milhões de abelhas em estrada nos EUA

Com carga estimada em 250 milhões de abelhas, caminhão tomba em Washington, nos Estados Unidos; autoridades emitem alerta na região.

 

Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

Um acidente inusitado mobilizou autoridades e apicultores no estado de Washington, nos Estados Unidos, na última sexta-feira (30). Um caminhão que transportava colmeias tombou em uma estrada próxima à cidade de Lynden, no Condado de Whatcom, liberando uma carga estimada em 250 milhões de abelhas.

O acidente, que chamou a atenção da mídia local, fez com que os insetos se espalhassem pelo local, causando alerta imediato às autoridades. “Fiquei praticamente coberto de abelhas e nem consegui me levantar na frente do caminhão”, relatou Matt Klein, diretor-adjunto de Gerenciamento de Emergências, ao descrever a cena.

Apicultores foram acionados para tentar resgatar as abelhas e reorganizar as colmeias, muitas das quais foram danificadas no impacto. Desde então, equipes especializadas têm trabalhado para atrair os enxames de volta aos seus habitats. A expectativa é de que, com o tempo e à medida que os insetos se acalmem, retornem espontaneamente às colmeias.

Estrada interditada e alerta à população

Em razão do incidente, a estrada onde o caminhão capotou permaneceu interditada durante toda a madrugada de sábado (31). Embora o risco geral à saúde pública seja considerado baixo, as autoridades locais reforçam a orientação para que pessoas com alergia a picadas evitem a região. Além disso, todos são aconselhados a manter distância mínima de 180 metros do local do acidente.

Alguns apicultores e assistentes sofreram picadas, mas, segundo Klein, os riscos foram controlados. “São abelhas-europeias, que geralmente têm comportamento mais dócil e causam picadas menos graves em comparação a outras espécies”, explicou.

Os especialistas esperam conseguir recuperar uma parte substancial do enxame. “Elas costumam se agrupar enquanto buscam por um novo lar. Nosso objetivo é reunir o máximo possível, com segurança tanto para os insetos quanto para as equipes”, concluiu Klein.

 

LEIA TAMBÉM: 

https://gnewsusa.com/2025/05/brasil-apreende-pela-primeira-vez-submarino-do-trafico-construido-na-amazonia-para-levar-cocaina-a-europa/

https://gnewsusa.com/2025/05/eua-e-israel-rejeitam-demandas-do-hamas-em-negociacoes-de-cessar-fogo/

https://gnewsusa.com/2025/05/torcedores-invadem-sede-do-corinthians-e-geram-conflito-apos-suposto-retorno-de-augusto-melo-a-presidencia/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*