O imigrante natural da Guatemala foi deportado dos Estados Unidos duas vezes e voltou a entrar no país ilegalmente.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Alvo de uma operação do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em Boston, Manuel Ruiz-Luis, imigrante guatemalteco em situação irregular, se declarou culpado em um tribunal federal por reentrada nos EUA após deportação.
O homem de 52 anos foi preso por policiais do Departamento de Operações de Remoção e Fiscalização (ERO) do ICE em Boston no dia 31 de março de 2025, por residir ilegalmente em New Bedford.
A Diretora Interina do Escritório de Campo do ICE ERO Boston, Patrícia H. Hyde, disse que o imigrante natural da Guatemala demonstrou flagrante desrespeito às leis de imigração dos Estados Unidos ao retornar ilegalmente ao país após ter sido deportado duas vezes.
“Além disso, Ruiz-Luis optou por colocar em risco nossos moradores cumpridores da lei ao dirigir seu veículo sob a influência de álcool. O ICE Boston continuará a priorizar a segurança pública, prendendo e removendo estrangeiros infratores de nossos bairros da Nova Inglaterra”, afirmou.
Histórico de deportações
Ruiz foi deportado pela primeira vez dos EUA para a Guatemala em abril de 1996 e voltou a entrar ilegalmente na nação norte-americana algum tempo depois. As autoridades da imigração o expulsaram do país novamente em 28 de março de 2012, no entanto, ele regressou aos EUA mais uma vez.
O imigrante ilegal acumulava várias condenações criminais nos Estados Unidos antes de sua segunda deportação em 2012, incluindo uma por dirigir sob efeito de álcool e quatro condenações distintas por dirigir um veículo motorizado sem carteira.
Quando for sentenciado, o que está previsto para 18 de setembro, Ruiz pode pegar até dois anos de prisão, seguidos de um ano de liberdade supervisionada, além de uma multa de até US$ 250 mil.
LEIA TAMBÉM:
Governo dos EUA oferece bônus de US$ 50 mil para que ex-agentes da imigração retornem ao serviço
Brasil: empresário é preso com munições ilegais em operação que investiga contrabando vindo dos EUA

Faça um comentário