Autoridades federais defendem ações de Trump para deportação de imigrantes

As ações do governo foram defendidas pelo czar da fronteira de Trump, Tom Homan, e pela chefe do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

A campanha crescente do presidente Trump para deportação de imigrantes ilegais dos Estados Unidos foi defendida neste domingo (13) por autoridades federais. Integrantes do governo ressaltaram a importância das ações, incluindo uma batida em uma fazenda de maconha ilegal na Califórnia, que terminou com um trabalhador rural morto no último fim de semana.

O czar da fronteira de Trump, Tom Homan, e a chefe do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem, disseram que a administração vai recorrer da decisão de um juiz federal, emitida na sexta-feira (11), que impede o governo de deter imigrantes com base apenas em perfis raciais, negando aos detidos o direito de falar com um advogado.

Em entrevista a veículos de imprensa dos Estados Unidos, Noem criticou o magistrado responsável pela determinação, nomeado pelo ex-presidente democrata Joe Biden. Ela negou que o governo federal tenha usado as táticas descritas no processo. “Vamos recorrer e vamos ganhar”, assegurou.

Já Homan declarou a um programa de TV que as características físicas podem ser um fator, entre vários, que estabeleceriam uma suspeita razoável de que uma pessoa não possui status legal de imigração, possibilitando que os agentes federais façam abordagens.

Durante a campanha presidencial de 2024, Donald Trump prometeu deportar milhões de imigrantes que se encontram residindo de forma ilegal nos Estados Unidos. Seu governo tem feito fiscalizações até mesmo em locais de trabalho, incluindo fazendas, que foram isentas no decorrer de seu primeiro mandato.

Contudo, o governo vem enfrentando obstáculos judiciais para a execução de sua política imigratória, com dezenas de processos judiciais sendo movidos em todo o país. Para driblar essas barreiras impostas por tribunais de primeira instância, Trump tem recorrido à Suprema Corte Federal e conquistado algumas vitórias.

LEIA TAMBÉM:

Brasil: Polícia Federal desmantela rede criminosa que usava caminhões de carne para transportar cocaína

Alcatraz dos Jacarés: Novo centro de detenção na Califórnia já recebeu centenas de imigrantes detidos

Brasil contra o crime: PF intercepta cocaína escondida em navio no Porto de Santos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*