
No Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, autoridades destacam investigações em curso, operações realizadas e a atuação conjunta com entidades internacionais.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
O Brasil reforça seu compromisso no combate ao tráfico de pessoas, especialmente neste 30 de julho, quando se celebra o Dia Internacional de Enfrentamento a esse crime, considerado uma grave violação de direitos humanos e que afeta, sobretudo, mulheres e grupos em situação de vulnerabilidade social.
Ao longo de 2024, a Polícia Federal ampliou sua atuação com 149 inquéritos instaurados para investigar redes criminosas envolvidas nesse tipo de violação. Como resultado, foram realizadas 32 operações em diversas regiões do país, o que permitiu o resgate de 34 vítimas, muitas delas submetidas a condições de trabalho análogas à escravidão ou exploração sexual.
Desde a inclusão do crime no Código Penal Brasileiro (artigo 149-A), já são 662 investigações abertas pela corporação em âmbito nacional, o que demonstra a relevância do enfrentamento a esse tipo de crime dentro das ações de segurança pública.
A atuação da PF nesse campo ocorre de forma integrada com organismos nacionais e internacionais, incluindo a Interpol e polícias de outros países. Também há participação ativa no Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP) e colaboração direta na construção de políticas públicas, como o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Outro avanço importante foi a criação de um Painel de Dados específico, que reúne informações sobre o tráfico de pessoas no Brasil e está disponível ao público. A ferramenta visa aumentar a transparência e orientar políticas de prevenção e combate.
Diante do uso crescente da internet e redes sociais como meio de aliciamento de vítimas, a Polícia Federal tem investido em tecnologia e capacitação especializada, atuando de forma preventiva e repressiva em aeroportos, fronteiras e ambientes virtuais.
Em 2024, o canal Comunica PF — disponível online para denúncias de qualquer cidadão — já recebeu 19 relatos sobre suspeitas de tráfico humano, mostrando a importância da participação popular no enfrentamento desse crime.
Leia mais
Nova pesquisa aponta que mais da metade dos brasileiros não confia no governo Lula
Naufrágio de embarcação na Libia deixa 18 imigrantes mortos e 50 desaparecidos
Terremoto de 8,8 graus atinge Rússia e gera alerta de tsunami em diversos países
Faça um comentário