Médica alerta para quadro de Bolsonaro: “dano mais severo”

Ex-presidente faz endoscopia após crise de refluxo e especialista detalha o diagnóstico.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA

Depois de apresentar sintomas como vômitos fortes e refluxo, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a exames médicos na manhã da última quarta-feira (2), em Brasília. O procedimento ocorreu no Hospital DF Star, onde ele passou por uma endoscopia digestiva alta para investigar a causa do mal-estar.

No boletim médico, a equipe responsável trouxe informações detalhadas sobre o resultado da análise. “Na manhã de hoje [quarta], o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi submetido a uma endoscopia digestiva alta no Hospital DF Star. O exame revelou a presença de intensa esofagite com processo inflamatório, erosões da mucosa esofágica e gastrite moderada”, informa a nota divulgada.

A Dra. Giovana G. De Paula, médica generalista que atua na Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SP), comentou o diagnóstico, esclarecendo pontos importantes sobre o quadro. Conforme explicou, as condições apresentadas podem ter origem no refluxo ácido ou em fatores como consumo de álcool e uso de certos medicamentos.

“A inflamação pode causar dor ao engolir, azia intensa, sensação de queimação no peito ou na garganta. Já erosões da mucosa esofágica tratam-se pequenas lesões ou feridas na camada interna do esôfago, sinal de dano mais severo devido ao refluxo prolongado. E por fim, gastrite moderada trata-se de uma inflamação no revestimento do estômago de grau médio, que costuma causar dor na região superior do abdômen, náuseas ou, em casos mais graves, sangramento leve”, destacou a médica.

Bolsonaro segue em observação e deve continuar com acompanhamento médico nos próximos dias. Pessoas próximas afirmam que ele está recebendo todos os cuidados necessários para garantir a recuperação e manter a agenda sob controle até estar totalmente restabelecido.

Leia mais 

Brasileiros celebram 4 de Julho com cavalgada em homenagem à independência dos EUA

Gabigol é absolvido pela Corte Arbitral do Esporte e retorna ao Cruzeiro sem suspensão

Boxeador mexicano Julio César Chávez Jr. é preso pelas autoridades de imigração dos EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*