Trump visita novo centro de detenção de imigrantes localizado em pântano na Flórida

Localizado em uma área isolada de pântano, a 80 km a oeste de Miami, o centro de detenção é cercado por jacarés.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou nesta terça-feira (1) o novo centro de detenção de imigrantes na região de Everglades, na Califórnia, apelidado de “Alcatraz dos jacarés”. A unidade, localizada em uma área de pântano isolada repleta de jacarés, será aberta oficialmente nos próximos dias.

Segundo a Casa Branca, o complexo adaptado a partir de uma pista de pouso de treinamento fica a 80 km a oeste de Miami e será seguro por estar “cercado por jacarés”. Devido a isso, a prisão foi apelidada de “Alcatraz dos jacarés”, fazendo referência à lendária unidade prisional Alcatraz, que ficava na Baía de São Francisco.

Durante a visita, Trump brincou sobre a possibilidade de tentativas de fugas na prisão. “Olha, cobras são rápidas, jacarés também, nós vamos ensinar eles [detentos] a fugir de um jacaré, como fugir se escaparem da prisão. Não corra em linha reta. Corra assim (faz um movimento em zigue-zague com a mão), e suas chances aumentam em cerca de 1%, tá? Não são boas [chances]”, disse.

Com a visita de Trump, a prisão já está sendo preparada para receber os primeiros imigrantes presos por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) nos próximos dias. O presidente disse que prisões como a “Alcatraz dos jacarés” são necessárias para cumprir sua promessa de campanha de deportação em massa.

“Queremos ver mais prisões em muitos estados, (…) e provavelmente vamos morfá-las em centros permanentes, que até podem servir para o sistema prisional regular”, afirmou o presidente, informando que o governador da Flórida, Ron DeSanctis, está construindo outra prisão parecida, sem fornecer maiores detalhes.

Localizado no Parque Nacional dos Everglades, uma reserva biológica de 600 mil hectares no sul da Flórida, o centro de detenção terá capacidade para até 5 mil presos. O projeto tem sido alvo de protestos pelo possível impacto ambiental no pântano e por impor medo aos imigrantes. Lideranças indígenas se opõem ao projeto por consagrar o local sagrado.

A construção da “Alcatraz dos jacarés” é mais uma medida das rígidas políticas migratórias do governo Trump, que busca combater a imigração ilegal no país.

LEIA TAMBÉM:

Brasil enfrentará o Chile no Maracanã na penúltima rodada das Eliminatórias da Copa de 2026

Onda de calor extrema castiga sul da Europa com recordes de temperatura, nuvem rara e incêndios

Dois homens são infectados por parasita após transplante de rim nos EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*