Brasil inaugura o primeiro SAMU 192 Indígena com atendimento bilíngue e 24 horas no Mato Grosso do Sul

Foto: João Risi/MS
Projeto pioneiro no país vai atender mais de 25 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena, reduzindo pela metade o tempo de espera para urgências e emergências.
Por Paloma de Sá | GNEWSUSA

No Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), o Ministério da Saúde inaugurou o primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) voltado exclusivamente para atender territórios indígenas. Localizado na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, dentro da reserva Aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS), o novo serviço funcionará 24 horas por dia, oferecendo atendimento de urgência e emergência para cerca de 25 mil indígenas.

O projeto piloto conta com profissionais bilíngues, fluentes em português e guarani, garantindo maior compreensão e acolhimento no atendimento. A entrega foi realizada neste sábado pelo secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba.

A nova ambulância reduzirá pela metade o tempo médio de espera para atendimentos, já que, até então, a população indígena dependia exclusivamente da unidade do SAMU 192 de Dourados.

O Ministério da Saúde fará um repasse anual de R$ 341 mil para o custeio do serviço móvel. A iniciativa integra o esforço para universalizar o SAMU 192 até o fim de 2026, reforçando o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) em oferecer serviços universais, gratuitos e culturalmente adequados.

Atualmente, o repasse federal ao SAMU 192 de Dourados é de R$ 2,2 milhões, contemplando a Central de Regulação Urbana (CRU), duas Unidades de Suporte Básico (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias. O novo SAMU Indígena atuará em conjunto com essas unidades para atender casos de urgência e emergência.

Em guarani, o serviço é chamado de “Tembiapo Py’ae Omỹi Va’e Te’yi Mba’e Ete Va’e”. A equipe contará com 14 profissionais, incluindo cinco técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros e quatro condutores-socorristas, sendo que sete deles são indígenas falantes de guarani. Os pacientes serão encaminhados para hospitais de referência da região, como o Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), que também dispõe de profissionais bilíngues.

A base do SAMU 192 Indígena também recebeu ambientação com nomes de cada espaço escritos em guarani, valorizando a cultura local.

Desde o início de 2023, o Ministério da Saúde entregou 2.462 novas ambulâncias do SAMU 192 para municípios de todas as regiões do país — número seis vezes maior que o registrado entre 2019 e 2022. Hoje, mais de 4,3 mil ambulâncias estão em circulação, atendendo cerca de 190 milhões de brasileiros em 4.207 municípios. A meta é universalizar o serviço até 2026, com a entrega de mais 2,3 mil ambulâncias, sendo 1,3 mil previstas para 2025.

  • Leia mais:

https://gnewsusa.com/2025/08/brasil-tenente-da-pm-baleado-em-paraisopolis-sobrevive-e-reacende-debate-sobre-seguranca-e-decisoes-judiciais/

https://gnewsusa.com/2025/08/onu-e-potencias-pedem-fim-imediato-da-ocupacao-militar-em-gaza/

https://gnewsusa.com/2025/08/relatorio-dos-eua-cita-brasil-como-grande-abastecedor-de-drogas-para-organizacoes-criminosas/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*