
O mexicano José De Santiago-Martinez entrou três vezes de forma ilegal nos Estados Unidos e estava morando há mais de 20 anos na Califórnia.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O estrangeiro ilegal José De Santiago-Martinez, natural do México, foi preso em operação realizada por agentes do ICE de São Francisco esta semana. Ele possui ficha criminal com duas condenações por dirigir sob influência de álcool, cumprindo pena de apenas 4 dias na primeira e de 40 na segunda.
De acordo com o ICE, o Departamento de Veículos Motorizados (DVM) da Califórnia, equivalente ao Detran no Brasil, emite rotineiramente carteiras de motorista para estrangeiros ilegais que não conseguem comprovar presença legal nos Estados Unidos, mas atendem aos requisitos do órgão.
“Este imigrante ilegal mexicano recebeu duas multas por dirigir sob efeito de álcool com pouco mais de um ano de diferença e foi condenado a um total de 44 dias de prisão, o que é pouco mais do que uma advertência quando comparado ao dano potencial que ele poderia ter causado”, disse Todd M. Lyons, diretor interino do ICE.
“Quando um imigrante ilegal estabelece um padrão de desrespeito às nossas leis — começando com a entrada e reentrada ilegal neste país e culminando com acusações criminais — temos a obrigação legal e moral de tirá-lo de nossas ruas e proteger nossas comunidades. Não podemos nos dar ao luxo de esperar até que uma tragédia aconteça para efetuar uma prisão”, enfatizou.
Mexicano entrou três vezes nos EUA de forma ilegal
Santiago-Martinez entrou pela primeira vez nos EUA, sem inspeção ou liberdade condicional, em algum momento de 2004. Em 15 de agosto deste mesmo ano ele recebeu um retorno voluntário ao México, mas entrou de novo nos Estados Unidos ilegalmente e recebeu outro retorno voluntário. Insistente, ingressou pela terceira vez no território norte-americano, onde permaneceu até ser preso recentemente.
O mexicano foi condenado por um juiz por dirigir com a carteira suspensa em 10 de fevereiro de 2024. Pouco mais de um mês depois, em 25 de março, um juiz do Condado de Sacramento o condenou por dirigir embriagado, determinando sentença de 4 dias de prisão. Já no dia 19 de maio de 2025, um juiz do Condado de Placer o condenou pela segunda acusação de direção sob efeito de álcool, o sentenciando a 40 dias de reclusão.
A lei da Califórnia é branda em relação a esse tipo de infração de trânsito. A primeira, segunda e terceira transgressões por dirigir sob efeito de álcool de uma pessoa em um período de 10 anos são normalmente consideradas contravenções no estado.
LEIA TAMBÉM:
Aumento de infecções por Vibrio vulnificus preocupa autoridades de saúde nos Estados Unidos
Surto de sarampo avança nas Américas e acende alerta da ONU
Brasil amplia bloqueio vacinal e completa 14 dias sem registros de sarampo
Faça um comentário