
Ao lado do senador Rodrigo Cunha, gestor reúne-se com órgãos federais para apresentar soluções ao afundamento do solo no Mutange
O prefeito de Maceió, João Henrique Holanda Caldas, em conjunto com o senador Rodrigo Cunha, realizou uma extensa agenda em Brasília nesta segunda-feira (04) em busca de apoio dos órgãos federais para enfrentar os danos causados pela Braskem à cidade de Maceió. O gestor procura soluções para o afundamento do solo na região do Mutange.
Unidade em Meio aos Desafios
Durante as reuniões, JHC destacou a importância da união de instituições e entes federativos para enfrentar os desafios ambientais e sociais decorrentes do desastre. O prefeito ressaltou a necessidade do apoio do governo federal e expressou o compromisso de unir forças pela cidade.
“É muito importante nesse momento as instituições, os entes da federação estarem unidos para podermos fazer frente aos enormes desafios presentes e futuros. Precisamos agora de unidade, precisamos do governo federal, porque além da tragédia ambiental, temos uma tragédia social. Seguimos unindo forças pela nossa cidade. Vamos vencer juntos mais este desafio“, afirmou o prefeito.
Apelo Rápido do Senador Rodrigo Cunha
O senador Rodrigo Cunha enfatizou a gravidade da situação em Maceió, destacando a importância de um apoio célere do governo federal. Ele ressaltou o trabalho sério da Defesa Civil do Município e expressou a urgência em unificar esforços para tranquilizar a população.
“É uma segunda-feira muito importante para Maceió. O Brasil inteiro está acompanhando o drama do município, principalmente de quem mora na cidade, mas também o trabalho sério feito pela Defesa Civil do Município. Aqui estou ao lado do prefeito JHC que está conduzindo todas as ações necessárias. E o que nos trouxe aqui nesse momento é pedir a unificação e o apoio de forma célere do governo e tranquilizar a população”, disse o senador.
Audiências com Órgãos Federais
JHC realizou encontros com representantes de órgãos federais, incluindo o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Fernandes, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Além disso, o prefeito participou de uma sessão não deliberativa no Senado Federal e teve uma reunião com o deputado federal Daniel Barbosa.
Situação Atual e Alerta Máximo da Defesa Civil
A Defesa Civil de Maceió informa que o deslocamento vertical acumulado da mina n° 18 é de 1,80m, com uma velocidade vertical de 0,26 cm por hora, apresentando um movimento de 6,3 cm nas últimas 24 horas. O órgão permanece em ALERTA MÁXIMO devido ao risco iminente de colapso da mina nº 18, localizada na região do antigo campo do CSA, no Mutange.
Como medida de precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil. Medidas de controle e monitoramento estão sendo aplicadas para reduzir o perigo. A equipe de análise da Defesa Civil reitera que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas.
Leia tambem:
Caso Braskem: Estudo de 2022 alertava sobre riscos iminentes de Tragédia por afundamento em Maceió desde 2018
Crise em Maceió: Autoridades e Justiça entram em Ação Diante do Perigo de Colapso na Mina da Braskem
Operação da Policia Federal desmantela esquema de tráfico internacional de crianças: os recém-nascidos eram levados de Valinhos/SP para Portugal
Faça um comentário