De volta de missão oficial em El Salvador, parlamentar enxerga em Bukele o caminho para transformar a segurança e política no Brasil
Por Nicole Cunha | GNEWSUSA
O deputado federal Coronel Assis (União-MT) retornou de missão oficial de representantes da Câmara Federal a El Salvador, país da América Central. O parlamentar conheceu de perto um dos principais exemplos de combate à criminalidade no mundo, com enfrentamento ao crime organizado e com drástica redução do índice de violência.
“O presidente Nayib Bukele fez uma verdadeira revolução na Segurança Pública de El Salvador. O país estava dominado pelo crime organizado e esses criminosos passaram a ser tratados como terroristas, uma mudança de perspectiva que deu resultados fundamentais. O Brasil tem muito a aprender com El Salvador e dar uma resposta à altura das facções criminosas que estão tocando o terror em nosso país”, aponta o parlamentar.
O índice de mortalidade em Bukele, que era de 100 para cada 100 mil habitantes, caiu para 7,8 para 100 mil habitantes. Os resultados são fruto de pouco mais de um ano de esforços do Governo Federal para conter o domínio dos terroristas.
A importância de decisões políticas justas
Além do enfrentamento à criminalidade, Bukele também é notório pelo enfrentamento à corrupção, tornando-se uma das principais lideranças políticas da América Latina.
“Antes, as cidades eram dominadas por gangues violentas, como a famosa Mara Salvatrucha, que obrigavam os moradores a pagar pedágios e faziam constantes execuções. Depois de um massacre no início de 2022, o Governo de Bukele deu início ao maior exemplo de enfrentamento ao crime na história recente e colocou 60 mil criminosos atrás das grades, devolvendo paz às ruas. Enquanto isso, aqui no Brasil, a esquerda está querendo desencarcerar criminosos e deixar a população refém das facções”, denuncia o deputado Coronel Assis.
Um grupo de deputados brasileiros integrou a missão oficial em El Salvador. A delegação incluiu os seguintes parlamentares: Coronel Assis, Eduardo Bolsonaro, Delegado Ramagem, Ubiratan Sanderson, Capitão Alden, Osmar Terra e Delegada Ione.
Durante a visita, eles exploraram diversas instituições salvadorenhas, como Ministerio de la Defensa Nacional, Ministerio de Justicia y Seguridad e Edificio Central de la Policia Nacional Civil. Conheceram ainda as instalações da Academia Nacional de Seguridad Publica e a Penitenciaria Penal de Inteligencia Artificial y Analitica Moderna.
Na missão oficial em El Salvador, deputados visitaram o Centro de Confinamento de Terrorismo, prisão de segurança máxima e símbolo do combate ao crime organizado no país. Essa penitenciária, com capacidade para 40 mil presos, abriga os “pandilleros”, . Destaca-se como a maior penitenciária das Américas.
Faça um comentário