Os cuidados para trabalhar com construção durante a pandemia

Mesmo com a pandemia, as atividades da construção continuaram em Massachusetts. Mas o que muitos não sabem, é que foram criadas novas regras. E quem não cumprir, pode pagar uma multa pesada.

É por isso que o repórter investigativo conversou com Rony Jabour, professor da OSHA, que explicou as novas regras na área da construção.

“Estamos vivendo um tempo fora do normal. E o que tem acontecido, é que tem muitas pessoas trabalhando em condições inseguras. Condições na qual há um risco de adoecerem no trabalho. O estado de Massachusetts tem alguma regras para volta ao trabalho e o Ministério do Trabalho também tem algumas regras. Entre elas, os trabalhadores tem que trabalhar a seis pés de distância. Isso é uma regra. Se não fizer isso, você pode ser multado. Tem que usar máscara, luva, dependendo do trabalho. Hoje estamos nesta condição e muitas pessoas acham que por o governador não ter proibido a construção, ela pode continuar como era antes e infelizmente não pode, mudou algumas coisas. Tem que colocar muita atenção porque estão inspecionando mais do que nunca”, explica.

“As pessoas estão chamando a OSHA para fazer inspeção, e quando a OSHA chega, os trabalhadores estão trabalhando a menos de 6 pés do outro, sem máscara… Não tem lei, mas tem recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Centro de Doenças e do próprio Ministério do Trabalho. E tem uma lei da OSHA que se aplica a tudo. Que todo o empregador tem a obrigação de prover um local de trabalho livre de riscos. Se aplica a tudo, inclusive ao coronavírus. E pode dar uma multa baseado nisso. E é uma multa de 13 mil dólares, por pessoa ou por violação”, completa.

Rony também deu as dicas do que é necessário ser feito no ambiente de trabalho. “Ninguém estava preparado para uma pandemia. Então as empresas tem que se adaptar enquanto não se descobre uma vacina. O que vai acontecer é, tem que ter água corrente e sabão, ou álcool. Além disso, não compartilhar nada. Luva, máscara, óculos. E não tocar o rosto de maneira nenhuma”, diz.

Sobre as multas, Rony explicou que a OSHA faz todo um trabalho de investigação das condições apresentadas no local de trabalho, e por isso, a multa demora a ser enviada. Mas que quando há alguma irregularidade, a multa sempre é enviada.

Além disso, as multas não são enviadas pelo inspetor, mas sim pelo diretor, que é quem recebe as informações e faz toda a análise.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*