
Emissões recordes de vistos para turismo e negócios revelam tendência de migração de mão-de-obra qualificada, levantando preocupações sobre ‘fuga de cérebros’ e impacto econômico
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
As emissões de visto dos EUA para brasileiros na modalidade de turismo e negócios (B1/B2) alcançaram números recordes em 2023, representando 94,4% de todos os vistos americanos emitidos para brasileiros no ano passado, segundo dados da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
No total, os cinco postos diplomáticos no país: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife, emitiram 1.125 milhão de vistos. Considerando os brasileiros que estão em outros países e solicitaram lá o visto americano, esse número sobe para 1.158 milhão.
O Brasil ficou em terceiro lugar no ranking mundial de emissão de vistos para os EUA em 2023, atrás apenas do México e da Índia. A China e a Colômbia completam a lista dos cinco países com mais vistos concedidos. São Paulo se destacou como a terceira cidade que mais emite vistos americanos no mundo, ficando atrás apenas de Monterrey e Cidade do México, ambas no México.
Esse aumento nas emissões de vistos levanta questões sobre uma possível “fuga de cérebros” para os EUA. Segundo a consultoria Viva América, a indústria turística americana está em crescimento e políticas governamentais têm estimulado a contratação de mão-de-obra estrangeira qualificada. Rodrigo Costa, presidente da Viva América, afirma que “os EUA passam por um momento em que milhões de vagas por profissionais altamente qualificados estão disponíveis no mercado.
No entanto, esse fenômeno também levanta preocupações sobre a “fuga de cérebros”, com profissionais brasileiros deixando o país em busca de melhores oportunidades de trabalho e qualidade de vida. Costa ressalta a importância de melhorar os indicadores econômicos e implementar políticas públicas adequadas para reter esses profissionais no Brasil.
Vagas de trabalho nas áreas de administração, engenharia, ciência da computação, economia, propaganda e marketing são frequentemente ofertadas pelos EUA, que oferecem residência permanente aos estrangeiros dispostos a trabalhar e viver no país.
O aumento na emissão de vistos americanos para brasileiros em 2023 é um indicativo do crescimento econômico e do interesse dos brasileiros em explorar novas oportunidades no exterior. Resta acompanhar de perto como essa tendência se desenvolverá nos próximos anos e quais impactos terá no Brasil.
Leia também:
Estados Unidos declaram a maior série de sanções contra a Rússia desde o início do conflito
Ministro israelense afirmou: ‘Nem Lula” conseguirá separar Brasil e Israel
Cantora denuncia exploração infantil na Ilha de Marajó durante programa “Dom reality”
Faça um comentário