
Almerinda Filgueiras de Carvalho estava foragida e ocupava cargo na prefeitura de São João de Meriti, prefeitura nega conhecimento sobre investigações.
Por Schirley Passos/Gnewsusa
Na manhã desta segunda-feira (1), a ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho, de 72 anos, foi presa pela Polícia Federal em São João de Meriti, município da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Almerinda estava foragida da Justiça pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A prisão ocorreu no gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti, onde Almerinda ocupava o cargo de secretária.
A prefeitura do município negou ter conhecimento das investigações contra a ex-deputada, destacando que ela assumiu a função em 2021.
A prisão de Almerinda é decorrente da Operação Sanguessuga, que teve início em 2006 com o objetivo de desarticular um esquema criminoso envolvendo parlamentares e empresários.
O grupo fraudava licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de pelo menos 20 estados brasileiros.
Almerinda Filgueiras de Carvalho foi condenada a 9 anos de reclusão e, após a prisão, foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu.
Posteriormente, ela será submetida a exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal e encaminhada ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
A prefeitura de São João de Meriti afirmou que está acompanhando o caso após a prisão e a nota emitida pela Polícia Federal, ressaltando que o processo contra Almerinda corria em segredo de Justiça desde 2006.
Leia também:
Brasil deixa Grand Slam de Judô com apenas dois pódios
Rússia pressiona Ucrânia a entregar chefe de segurança em meio a conflitos<
Faça um comentário