
O governador de Massachusetts, Charlie Baker, anunciou na segunda-feira (02) um novo pedido para que os cidadãos fiquem em casa, estabeleceu novas regras para restaurantes e locais de tratamento, impôs novos limites aos tamanhos de coleta e emitiu um mandato de uso de máscara em um esforço para conter um recente aumento nos casos de coronavírus.
“Desde o Dia do Trabalho, que foi há 55 dias, o número de novos casos por dia cresceu quase 300% e no mesmo período de tempo o número de pessoas hospitalizadas diariamente aumentou 145%”, disse Baker durante uma entrevista coletiva na State House. “Essas tendências estão obviamente indo na direção errada … Os dados apontam para uma necessidade clara de fazer algo sobre essas tendências”, afirmou.
A partir da sexta-feira, dia 6 de novembro, todos os Bay Staters serão instruídos a ficar em casa entre as 22h00 e 5 da manhã. O novo comunicado permitirá atividades como ir para o trabalho, fazer tarefas essenciais para comprar mantimentos e atender às necessidades de saúde, e dar um passeio.
Baker também emitiu uma ordem executiva que exige o fechamento antecipado de certos negócios e atividades todas as noites às 21h30. para limitar a transmissão de Covid-19.
A partir de sexta-feira, os seguintes negócios e atividades devem fechar ao público todos os dias entre 21h30 e 5 da manhã, de acordo com Baker:
- Restaurantes (o jantar em pessoa deve terminar às 21h30, embora a entrega e o take away possam continuar para alimentos e bebidas não alcoólicas, mas não o álcool)
- As lojas de bebidas alcoólicas e outros estabelecimentos de varejo que vendem álcool devem encerrar as vendas de álcool às 21h30 (mas podem continuar a vender outros produtos)
- A venda de maconha para adultos deve cessar às 21h30 (sem incluir maconha medicinal)
- Eventos internos e externos
- Teatros / cinemas (incluindo cinemas drive-in) e locais para apresentações (internos e externos)
- Atividades esportivas amadoras para jovens e adultos
- Instalações de golfe
- Empresas de barcos de recreio
- Experiências recreativas ao ar livre
- Cassinos e pistas de cavalos / instalações de transmissão simultânea
- Escolas de direção e vôo
- Zoológicos, jardins botânicos, reservas de vida selvagem, centros naturais
- Contato próximo com serviços pessoais (como cabeleireiro e manicure)
- Academias, academias e clubes de saúde
- Piscinas internas e externas
- Museus / instalações culturais e históricas / passeios guiados
Baker disse que também assinou uma ordem atualizada relacionada a coberturas faciais, que exige que todos os residentes usem uma máscara em todos os locais públicos, mesmo onde possam manter uma distância de quase dois metros dos outros
A ordem revisada ainda permite uma exceção para residentes que não podem usar uma cobertura facial devido a uma condição médica ou incapacitante, mas permite que os empregadores exijam que os funcionários forneçam prova de tal condição.
Além disso, o estado está implementando uma nova ordem de reuniões que reduz o limite de tamanho de reunião para reuniões em residências particulares. Reuniões internas em residências privadas agora serão limitadas a 10 pessoas e reuniões ao ar livre em residências privadas serão limitadas a 25 pessoas. O limite de encontros em espaços públicos e locais de eventos permanece o mesmo.
De acordo com a ordem, todas as reuniões devem terminar e se dispersar até 21h30, independentemente do tamanho. A multa por violação da ordem de reunião será de $ 500 para cada pessoa acima do limite em uma reunião específica.
Baker observou que um desligamento da economia e das escolas não é lógico neste momento, porque eles não provaram ser “superespalhadores” do coronavírus. “A simples verdade é esta … Muitos de nós nos tornamos complacentes em nossas vidas diárias”, disse Baker. “Baixamos a guarda e temos trabalho a fazer. Isso está gerando um aumento significativo e sustentado em novos casos de Covid. ”
Sem a implementação dessas novas medidas, o sistema de saúde do estado será seriamente tributado até o final do ano, de acordo com Baker.
“Eles nos socorreram na primavera passada”, disse Baker sobre os profissionais de saúde do estado. “Eles merecem nossos melhores esforços para evitar a recriação do alto índice de casos e hospitais que todos nós vivemos na última primavera. Isso iria prejudicar seriamente a temporada de férias de todos. ”
Houve mais de 1.000 novos casos confirmados de coronavírus a cada dia desde 26 de outubro.
“Os dados sugerem que, se não acelerarmos a luta para interromper as tendências de alta, teremos um problema sério em nossas mãos em um futuro não muito distante”, explicou Baker. “A capacidade do governo estadual de deter uma pandemia não é nada comparada ao poder de escolha individual.”
Massachusetts está atualmente equipado com equipamentos de proteção individual e ventiladores suficientes para durar até 2021, observou Baker.
Faça um comentário