Processo contra Janones por suposta ‘rachadinha’ volta à pauta da Câmara

Representação do PL deve ir a votação no Conselho de Ética após sucessivos adiamentos

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

A reunião do Conselho de Ética da Câmara nesta quarta-feira (5) foi caracterizada por um tumulto envolvendo deputados da base governista e da oposição no plenário do colegiado.

Os parlamentares se exaltaram durante a análise de um processo contra o deputado André Janones (Avante-MG), acusado de envolvimento em “rachadinha”, que consiste no desvio de salários dos funcionários do seu gabinete.

O relator do caso, Guilherme Boulos (PSOL-SP), recomendou o arquivamento da representação. Em seu relatório, Boulos justificou que a denúncia do PL “traz fatos ocorridos antes do início do mandato de deputado federal”. Segundo ele, não há justa causa para prosseguir com o processo. “Voto pela ausência de justa causa para o acolhimento da representação, arquivando-se, por conseguinte, o presente feito”, concluiu Boulos.

Entretanto, o processo também inclui um voto em separado do deputado Cabo Gilberto (PL-PB), que defende a cassação de Janones. Para Gilberto, “fica evidenciada a quebra de decoro parlamentar por parte do representado em pleno exercício de mandato como deputado federal”.

A investigação sobre a suposta “rachadinha” no gabinete de Janones foi iniciada pelo Supremo Tribunal Federal no final de 2023. A prática, que envolve a devolução de parte dos salários de assessores ao parlamentar, é considerada um desvio ético e ilegal. O desfecho da votação no Conselho de Ética é crucial para determinar o futuro político de Janones e o impacto das acusações em sua carreira.

Leia mais 

Homem armado ataca Embaixada dos EUA no Líbano e é ferido em troca de tiros

Lula e a “Arrozbras”: Agricultores gaúchos reagem à importação de arroz asiático

Biden autoriza restrições à entrada de imigrantes na fronteira com o México

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*