
Índice de gerentes de compras do ISM registra queda acentuada, indicando possível desaceleração econômica no final do segundo trimestre.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
A atividade do setor de serviços dos Estados Unidos caiu para o nível mais baixo em quatro anos em junho, refletindo uma acentuada redução nas encomendas e sugerindo uma possível perda de impulso na economia ao final do segundo trimestre. O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) informou que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor não manufatureiro caiu para 48,8 no mês passado, o menor nível desde maio de 2020, ante 53,8 em maio.
Essa foi a segunda vez neste ano que o PMI ficou abaixo de 50, sinalizando uma contração no setor de serviços. Economistas consultados pela Reuters projetavam uma leitura de 52,5. O PMI ficou ainda abaixo do nível de 49, que, segundo o ISM, indica expansão da economia como um todo.
A pesquisa também revelou que a medida de atividade de negócios caiu para 49,6, a primeira contração desde maio de 2020, de 61,2 em maio. Além disso, o ISM informou que a atividade industrial também se deteriorou em junho.
Apesar desses indicadores negativos, as pesquisas provavelmente subestimam a saúde da economia. Dados como os gastos do consumidor sugerem um ritmo moderado de crescimento no último trimestre. A economia dos EUA está se ajustando às taxas de juros mais altas, que estão desacelerando a demanda.
As estimativas de crescimento para o segundo trimestre estão em torno de uma taxa anualizada de 2%, comparado ao crescimento de 1,4% registrado no primeiro trimestre deste ano. A medida de novas encomendas caiu para 47,3, o valor mais baixo desde dezembro de 2022, em comparação com 54,1 em maio. Além disso, o emprego no setor de serviços continuou a diminuir, refletindo os desafios enfrentados pelo setor.
Em resumo, a queda acentuada na atividade do setor de serviços dos EUA em junho pode indicar uma desaceleração econômica no final do segundo trimestre, apesar de alguns indicadores ainda sugerirem um crescimento moderado.
Leia mais
Navios de guerra russos chegam à Venezuela em meio a tensões internacionais
Valdemar Costa solicita novamente a autorização de Moraes para se comunicar com Bolsonaro
Faça um comentário