EUA negam autorização à Ucrânia para utilização de armamentos de longo alcance contra a Rússia

Austin também destacou que a Rússia já reposicionou seus caças usados para bombardear a Ucrânia, afastando-os do alcance de armas de longo alcance, como os sistemas ATACMS dos EUA.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, afirmou que não há previsão para que os EUA autorizem a Ucrânia a utilizar as armas de longo alcance fornecidas para atacar objetivos em solo russo. Em declarações feitas após uma reunião do grupo de contato em Ramstein, ele enfatizou que o sucesso da Ucrânia não está atrelado a uma única arma, mas sim à integração de diversas capacidades militares.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participou da reunião dessa sexta-feira (6) na base militar americana na Alemanha, onde buscou a permissão dos parceiros para realizar ataques em território russo com os armamentos recebidos. No entanto, Austin, ao responder a perguntas da imprensa, explicou que não existe uma solução isolada que possa ser decisiva no conflito.

Ele apontou que, apesar de todo o apoio militar ocidental, as forças armadas ucranianas estavam em dificuldades no início da invasão russa, enfrentando um dos maiores exércitos da Europa. Ele ressaltou os avanços significativos que a Ucrânia fez desde então, graças ao suporte internacional.

Austin também mencionou que a Rússia já repositionou seus caças, a fim de evitar que sejam atingidos por armas de longo alcance, como os sistemas ATACMS dos EUA. Apesar da possibilidade de atacar alvos na Rússia, ele reconheceu que a Ucrânia possui recursos, como drones, para atingir alvos estratégicos.

Por fim, o secretário deixou claro que, nos próximos tempos, os Estados Unidos continuarão a concentrar esforços em apoiar a Ucrânia na defesa de sua soberania.

Ele anunciou que o presidente Joe Biden fará em breve um novo anúncio de ajuda, que incluirá US$ 250 milhões em sistemas antiaéreos, veículos blindados, armamentos antitanque e munição para foguetes e artilharia.

 

• Leia mais: 

https://gnewsusa.com/2024/09/ero-captura-brasileiro-procurado-por-crimes-graves-em-filadelfia/

https://gnewsusa.com/2024/09/philadelphia-eagles-vence-green-bay-packers-em-primeiro-jogo-da-nfl-no-brasil/

https://gnewsusa.com/2024/09/paquistanes-preso-no-canada-planejava-ataque-terrorista-em-nova-york/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*