Operação Suíte 33 prende líder de grupo criminoso e apreende drogas vindas da Europa.
Por Ana Raquel |Gnewsusa
Na manhã desta terça-feira (10), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) do Distrito Federal deflagrou a Operação Suíte 33, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que traficava drogas no Brasil utilizando os serviços dos Correios. A operação aconteceu em Brasília (DF), Pirenópolis (GO), Porto Seguro (BA) e Itapema (SC), onde foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
Como o grupo operava
As investigações começaram após a identificação de um suspeito que recebia grandes carregamentos de drogas sintéticas vindas da Holanda e Alemanha por meio do serviço postal. Entre as drogas apreendidas estão 6,5 kg de ecstasy, que seriam distribuídos para traficantes no Distrito Federal e enviados para outros estados também pelos Correios.
O grupo armazenava os entorpecentes em quartos de hotéis e imóveis alugados temporariamente, usados como bases para redistribuição. Além disso, adquiria drogas de facções criminosas locais, ampliando o alcance de suas operações no Brasil.
Prisões e movimentação financeira
O líder do grupo foi preso em Santa Catarina, e, até agora, a Polícia Federal identificou 18 integrantes da organização, dos quais 7 já estavam presos por envolvimento em tráfico de drogas em outros processos.
Entre maio e setembro de 2023, a organização movimentou R$ 12 milhões, comprovando a sofisticação e o lucro elevado do esquema criminoso.
Nota oficial dos Correios
Os Correios divulgaram nota reafirmando sua colaboração com as autoridades policiais para combater o uso ilícito do serviço postal. A empresa afirmou que qualquer objeto suspeito é encaminhado para análise especializada e destacou seus investimentos em segurança e ações preventivas para garantir a integridade dos serviços prestados.
Continuidade das investigações
O material apreendido durante a operação será analisado, e as investigações continuam com o objetivo de desarticular completamente o esquema e identificar possíveis novos envolvidos.
A Operação Suíte 33 reforça o compromisso das forças de segurança em combater o tráfico de drogas e proteger os sistemas de transporte no Brasil.
Leia mais
Trump celebra queda de Assad e critica alinhamento russo na Síria
Cientistas convertem células animais em fotossintéticas: um salto revolucionário para a saúde humana
Chás que auxiliam no controle do açúcar no sangue: alternativas naturais para a saúde

Faça um comentário