Brasil intensifica mobilização contra assédio e violência no Carnaval 2025

Foto: Lucas Benevides
Campanha “Feminicídio Zero” e outras ações reforçam segurança feminina na folia.
Por Paloma de Sá | GNEWSUSA

Com o objetivo de tornar o Carnaval 2025 mais seguro para as mulheres, diversas campanhas de conscientização e combate ao assédio e à violência foram lançadas no Brasil. A iniciativa “Feminicídio Zero”, promovida pela Fiocruz em parceria com órgãos governamentais, leva mensagens de enfrentamento à violência de gênero para foliões em locais estratégicos, como o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Materiais informativos e ações de sensibilização foram distribuídos para reforçar que nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada​.

No Rio de Janeiro, a campanha “Não é Não! Respeite a decisão”, coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher, está focada nas escolas de samba. Ações educativas, rodas de conversa e a capacitação de funcionários das agremiações fazem parte da estratégia para evitar situações de assédio. Além disso, os banheiros das quadras foram sinalizados com cartazes informativos sobre como pedir ajuda​.

O Governo Federal também fortalece a proteção das mulheres durante o Carnaval com a ampliação da iniciativa “Brasil sem Misoginia”. O protocolo “Não É Não” foi implementado em ambientes que comercializam bebidas alcoólicas, como bares e boates, prevenindo constrangimentos e agressões.

Essas mobilizações mostram um esforço conjunto para combater o assédio e a violência contra mulheres, promovendo um ambiente mais seguro e respeitoso para todas as foliãs.

  • Leia mais:

https://gnewsusa.com/2025/02/botafogo-avanca-nas-negociacoes-para-contratar-nathan-fernandes-atacante-do-gremio/

https://gnewsusa.com/2025/02/real-madrid-inicia-negociacoes-para-renovacao-de-contrato-com-vinicius-jr/

https://gnewsusa.com/2025/02/nfl-primeiro-jogo-da-liga-em-dublin-sera-em-2025/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*