Imigrante ilegal condenado por fraude bancária é preso pelo ICE em Nova York

Foto: reprodução
Cidadão romeno envolvido em esquema criminoso será deportado após cumprir pena nos EUA.
Por Ana Mendes | GNEWSUSA

Os Estados Unidos seguem firmes no combate ao crime e à imigração ilegal. No dia 4 de março, agentes da Imigração e Alfândega (ICE) prenderam Dan Adrian Agafitei, um cidadão romeno de 26 anos que estava no país sem autorização legal e havia sido condenado por crimes financeiros.

Sua prisão ocorreu logo após sua libertação do Centro de Detenção Metropolitana no Brooklyn, Nova York.

Agafitei entrou nos EUA de forma clandestina, sem passar por controle imigratório, e foi identificado como integrante de uma operação criminosa especializada em fraudes bancárias e roubo de identidade. Em fevereiro de 2024, um grande júri do Tribunal Distrital do Distrito Leste de Nova York o indiciou por 17 crimes, incluindo conspiração para cometer fraude bancária e uso indevido de dispositivos de acesso.

Após sua prisão pelo FBI, o ICE emitiu uma ordem de detenção para impedir que ele retornasse às ruas. No dia 27 de fevereiro, Agafitei foi condenado a 12 meses e um dia de prisão, além de receber ordem de deportação ao final da sentença.

“A prisão do Sr. Agafitei reforça o compromisso da agência de identificar, deter e remover criminosos violentos e infratores da lei de imigração que representam ameaça à segurança nacional e à segurança pública”.

“Obrigado pela abordagem proativa dos homens e mulheres do ICE e devido às extraordinárias parcerias entre as agências federais, este estrangeiro não está livre para representar qualquer ameaça adicional à comunidade”, declarou William P. Joyce, diretor interino do Escritório de Campo da ICE Enforcement and Removal Operations

O caso reforça a importância da cooperação entre as forças de segurança para impedir que criminosos permaneçam impunes. Agafitei segue sob custódia do ICE até sua deportação para a Romênia, impedindo que continue suas atividades ilícitas nos Estados Unidos.

Leia mais

No Brasil, homem é encontrado morto em Siderópolis com 89 passagens pela polícia

No Brasil, Polícia Civil prende suspeito pela morte de Vitória Regina em Cajamar (SP)

Federação Paulista de Futebol pede fim de “voadoras” em bandeirinhas nas Semifinais do Paulistão

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*