
Ação conjunta entre Brasil e Paraguai mira cultivos ilegais na fronteira e já erradicou milhares de toneladas da droga.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
A Polícia Federal do Brasil, em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY), iniciou nesta segunda-feira, 10 de março, a 48ª fase da Operação Nova Aliança, considerada a maior operação policial de cooperação internacional do mundo. A ação conta ainda com o apoio da Força-Tarefa Conjunta e do Ministério Público Paraguaio.
O objetivo principal da operação é a erradicação de plantios ilícitos de cannabis em território paraguaio, um dos maiores produtores da droga na América do Sul. A ação se concentra na região de fronteira entre o Brasil e o departamento de Amambay, no Paraguai, uma área conhecida pela grande quantidade de cultivos ilegais.
Impacto global: números expressivos na erradicação da droga
De acordo com a UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), anualmente, cerca de 5.000 toneladas de maconha são apreendidas ao redor do mundo em mais de 1 milhão de operações policiais. No entanto, a Operação Nova Aliança atinge números similares a cada seis fases realizadas, demonstrando a eficiência e o impacto global da iniciativa.
Em 2024, apenas nas seis etapas já concluídas, a operação erradicou quase 4.500 toneladas de maconha, o que corresponde a aproximadamente 90% do total de apreensões anuais registradas em operações ao redor do planeta.
Segundo estimativas, 70% da produção anual de maconha no Paraguai ocorre no primeiro semestre do ano, devido às condições climáticas favoráveis para o plantio. Com isso, as operações realizadas nesse período tendem a ser ainda mais eficazes, impactando diretamente a oferta da droga no mercado ilegal.
Regiões afetadas e crimes ambientais associados
As ações de erradicação ocorrem não apenas em áreas de fronteira, mas também em reservas naturais e regiões habitadas por comunidades indígenas. Além do combate ao tráfico de drogas, a operação também visa coibir crimes ambientais relacionados ao desmatamento para cultivo da maconha, além de proteger povos originários que vivem nessas localidades.
A Operação Nova Aliança segue como um modelo de cooperação internacional no combate ao narcotráfico, unindo esforços de Brasil e Paraguai para desmantelar a produção de drogas em larga escala e enfraquecer o crime organizado na região.
Leia mais
EUA: operação em Houston prende 646 estrangeiros indocumentados, incluindo criminosos perigosos
Flamengo busca alternativas para a final do Carioca com possível ausência de Bruno Henrique
Jovem brasileiro Giorgio Costantini estreia pelo River Plate no Campeonato Argentino
Faça um comentário