Brasil reforça assistência médica a brasileiros repatriados dos EUA

Força Nacional do SUS atua na recepção dos deportados para garantir atendimento físico e mental.
Por Paloma de Sá |GNEWSUSA

No último sábado, o governo federal recebeu em Fortaleza 127 brasileiros repatriados dos Estados Unidos, entre eles nove crianças, um adolescente e um idoso. O grupo, composto por 97 homens e 30 mulheres, recebeu atendimento inicial na chegada ao Brasil. Desses, 51 permaneceram na capital cearense, enquanto 76 seguiram para Belo Horizonte em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Desde janeiro, já foram repatriados 420 brasileiros em quatro voos organizados pelo governo. O aumento das deportações nos Estados Unidos tem levado o Brasil a reforçar as políticas de acolhimento, principalmente no que diz respeito à assistência em saúde. A Força Nacional do SUS tem atuado na recepção dos repatriados, oferecendo suporte médico, psicológico e social, com foco na adaptação e bem-estar desses cidadãos que retornam ao país em condições adversas​.

Segundo o Ministério da Saúde, os repatriados passam por triagem para identificar possíveis necessidades médicas, incluindo vacinação, atendimento para transtornos emocionais e acompanhamento para casos de doenças crônicas. Em operações anteriores, as equipes de saúde relataram casos de desidratação, hipertensão e alto nível de estresse entre os deportados. Em situações mais delicadas, são feitas transferências para unidades de referência do SUS​.

O acolhimento desses brasileiros faz parte de um esforço maior do governo para fortalecer o sistema de saúde pública. Em 2025, o Ministério da Saúde intensificou investimentos em programas estratégicos, como o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) e a ampliação da vacinação, medidas que também beneficiam os repatriados ao garantir assistência médica mais eficiente e rápida​.

O governo continua monitorando o impacto das deportações na saúde pública e avalia novas estratégias para atender essa população vulnerável, reforçando a importância do SUS no suporte aos brasileiros em situações emergenciais.

  • Leia mais:

https://gnewsusa.com/2025/03/imigracao-e-alfandega-dos-eua-prende-cidadao-butanes-condenado-por-crimes-sexuais-e-outros-delitos/

https://gnewsusa.com/2025/03/cochilos-durante-o-dia-podem-melhorar-a-memoria-e-reduzir-o-estresse/

https://gnewsusa.com/2025/03/neymar-e-cortado-da-selecao-brasileria-e-segue-tratamento-no-santos/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*