
Juíza suspende decisão do BEPE e autoriza jogo no estádio do Vasco após ação popular, garantindo o direito histórico do clube.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Justiça do Rio de Janeiro concedeu uma liminar nesta segunda-feira (7) que garante a realização do clássico entre Vasco e Flamengo, marcado para o dia 19 de abril, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio de São Januário.
A decisão foi tomada pela juíza Regina Lúcia Chuqer de Almeida Costa de Castro Lima, da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, e acata uma ação popular movida pelos torcedores Pedro de Menezes Reis e Marcus Vinicius Reis.
Com a liminar, a magistrada suspendeu os efeitos da decisão do BEPE (Batalhão de Eventos e Policiamento Específico), que inicialmente havia proibido o jogo no estádio vascaíno. A juíza autorizou o Vasco a mandar a partida em seu estádio, com a presença da torcida vascaína, e, dependendo de uma avaliação técnica, também com a presença da torcida rubro-negra.
Em sua decisão, a juíza criticou o BEPE, afirmando que a corporação optou por “deixar de fazer” e que isso demonstra um aparente abandono do entusiasmo e da autoridade exigidos pela instituição.
Ela também destacou que a eventual incapacidade técnica de um órgão público não pode privar os torcedores de usufruírem do patrimônio histórico, cultural e turístico que representa São Januário.
“Não se pode impedir os torcedores de usar o seu estádio, que é um patrimônio do Rio de Janeiro, para uma atividade que sempre foi prevista desde sua construção”, afirmou a magistrada em sua decisão.
O advogado Marcus Vinicius Reis, que moveu a ação, falou sobre a importância de garantir que o jogo seja realizado no estádio do Vasco.
“O Vasco é um patrimônio do Rio de Janeiro e do Brasil. Não se trata apenas de um jogo, mas de respeito à história do clube, à sua torcida e à liberdade de exercer a paixão no lugar que é a sua casa”, disse Reis.
Neste momento, a decisão sobre a realização do clássico em São Januário depende da administração do clube, uma vez que o veto do BEPE foi derrubado, até o momento, não possui um posicionamento sobre o assunto.
O clássico entre Vasco e Flamengo tem grande importância para o futebol carioca, e a liminar concede uma vitória simbólica para a tradição do clube da Colina e seus torcedores.
Leia também:
Autoridades dos EUA capturam na Virgínia mulher ligada à gangue MS-13 procurada por crimes graves em El Salvador
NASA revela Nighthawk: helicóptero que vai revolucionar a exploração de Marte
Homem é preso em Goiás após ameaças de morte a juiz e servidores da Justiça durante disputa por fazenda
Faça um comentário