Rombo no INSS confirma previsão de Bolsonaro sobre governo petista

Vídeo resgatado nas redes reforça advertência feita por ex-presidente sobre risco aos aposentados caso Lula retornasse ao poder.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Uma gravação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem ganhado destaque nas redes sociais após virem à tona denúncias de desvios bilionários envolvendo aposentados durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No vídeo, Bolsonaro alerta sobre a ameaça que uma possível volta do PT ao comando do país representaria para os aposentados e para a sustentabilidade da Previdência Social.

O material foi publicado recentemente pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), reacendendo o debate sobre os impactos da atual gestão nas contas públicas, especialmente no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O conteúdo se tornou ainda mais relevante diante da investigação que aponta mais de R$ 6 bilhões em descontos indevidos realizados diretamente nos benefícios de aposentados — quantia que teria sido repassada a entidades sindicais.

Durante o vídeo, Bolsonaro faz uma advertência direta à população, especialmente aos que dependem da aposentadoria para sobreviver. Ele afirma: “Se o PT continuar a administrar o Brasil pode ter certeza vocês todos, em especial os aposentados rurais, vão perder a sua aposentadoria. O PT quebrou três fundos de pensão. E dizer a vocês, o pessoal do BPC [Benefício de Prestação Continuada], os aposentados, o pessoal da nossa previdência, o servidor público civil e militar…”

A denúncia envolvendo os descontos irregulares revela uma prática que penaliza justamente os mais frágeis economicamente, em total contradição com o discurso de defesa dos pobres utilizado pelo governo atual. Entidades ligadas ao PT estariam entre as principais beneficiadas, segundo as apurações iniciais.

Ainda no vídeo, Bolsonaro critica a falta de preparo do atual presidente na condução da economia: “… administrar o Brasil dessa maneira, e como ele não gosta de mercado – ele não é ligado à economia, haja vista que ele sequer sinalizou para todos quem seria o seu ministro da Economia -, tudo isso será quebrado em poucos anos. Se o PT voltar a administrar o Brasil ele vai quebrar tudo aqui no Brasil e, obviamente, os fundos de pensão. Obviamente, o dinheiro que nós arrecadamos para pagar você, aposentado rural, você aposentado do INSS, você, servidor público e militar”.

O episódio tem provocado forte reação no Congresso, com parlamentares exigindo esclarecimentos do Executivo e mais rigor nos sistemas de controle de desconto em folha. A confiança do brasileiro na estabilidade da aposentadoria, já abalada por anos de má gestão, sofre mais um golpe.

O alerta feito por Bolsonaro, considerado exagerado por muitos à época, hoje ressurge como uma leitura precisa da situação que o país enfrenta. A gravidade das investigações pode servir de lição para os eleitores e autoridades, especialmente sobre os custos de negligenciar sinais evidentes de má administração.

Leia mais 

Milei propõe reduzir maioridade penal para 14 anos e pressiona por votação no Congresso

Trump diz que imigrantes “autodeportados” terão chance de retornar aos Estados Unidos se forem boas pessoas

Idoso de 89 anos pode ter sido a primeira vítima fatal de ataque de urso na história da Flórida

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*